Nos dias 8 e 12 de março, crianças do bairro Abraão, Florianópolis, terão oportunidade de vivenciar a arte e se apropriar de espaço público do bairro, deixando nele as suas marcas, literalmente. O projeto EsperançAr-te promoverá imersão artística para crianças de escola pública e tarde com música, teatro e oficina de stencil que resultará em uma intervenção na obra de arte urbana intitulada “Equilíbrio”, doada para o Parque do Abraão em 2020.
O ponto de articulação do evento EsperançAr-te é o playground Equilíbrio no Parque do Abraão. Mas tudo iniciará na Escola de Educação Básica Professora Rosinha Campos, no dia 8 de março, quando será proposta uma imersão artística para as cerca de 400 crianças entre 6 e 12 anos que estudam na instituição.
Será um dia de programação intensa, com roda de conversa sobre arte urbana com a artista Giovana Zimermann, que junto a arte educadora Janaí de Abreu também realizará a oficina de stencil; oficina de teatro com Elianne Carpes, oficina de música conduzida por Mauro Mamute e prática corporal (Treinamento Perfumado | Xian Gong) com a instrutora Patrícia Vasconcelos.
Todas as atividades são voltadas para contribuir com o simbólico do equilíbrio na cidade, em alusão ao nome da obra de arte urbana instalada no Parque do Abraão.
Arte ao ar livre no Parque do Abraão
No sábado, dia 12 de março, a partir das 14h, tem programação no Parque do Abraão – a segunda etapa do evento “EsperançAr-te”. Vai ter oficina aberta de teatro e música e a hora do grafite, quando as crianças irão usar stencil para deixar sua marca na obra de arte urbana “Equilíbrio”, instalada no início da pandemia no playground do parque.
“Vivemos um período de extrema fragilidade, seja do ponto de vista da saúde global ou dos conflitos humanos e sociais. EsperançAr-te é um projeto cultural em sintonia com a proposição de Paulo Freire: esperança do verbo esperançar é se levantar, ir atrás, não desistir. EsperançAr-te” é ter esperança na revolução cultural, tendo a juventude como protagonista. É pensar global e agir local”, afirma Giovana Zimermann, idealizadora do projeto, artista urbana e pesquisadora sobre a cidade há duas décadas.
O Projeto Esperançarte é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Escola de Educação Básica Professora Rosinha Campos.
12 de março, 14h às 18h
EsperançAr-te no Parque do Abraão , com apresentações artísticas e grafite