Espanhol Podemos solicita à UE suspensão de relações com Brasil

Xabier Benito e Miguel Urban, eurodeputados do Podemos

Em carta dirigida à representante das Relações Exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, os deputados do Podemos Xabier Benito e Miguel Urbán, afirmam que a UE deve estabelecer que só reconhecerá a legitimidade do que houve no Brasil quando a vontade das urnas seja restabelecida. Eles escreveram que o atual governo instalado pelo golpe “carece de legitimidade democrática”.

Durante o processo do impedimento de Dilma, o grupo solicitou à UE que desse continuidade às negociações com o Mercosul mas sem a presença do Brasil.

Urbán é membro da Comissão de Assuntos Externos do Parlamento Europeu, e Benito, vice-presidente da Comissão de Relações com o Mercosul. Na carta, o Podemos afirma que qualquer relação política ou comercial da UE com o Brasil seria compreendida como a legitimação do golpe, daí pede o fim das relações do bloco com o país sul-americano.

O Podemos ainda defende que, na negociação entre o bloco e o Mercosul, só participem governos que têm apoio dos cidadãos. O partido afirma também que é preciso denunciar a ilegitimidade do governo instalado pelo golpe ou de qualquer um que não tenha sido eleito democraticamente nas urnas.

A direção da Comissão Europeia, dirigida pela direita da Europa e que tem interesses estratégicos, comerciais e políticos grandes em relação ao golpe de Estado no Brasil, fez ouvidos moucos aos pedidos dos deputados espanhóis.

O governo ilegítimo já deu fortes sinais de que relaxará as negociações com o bloco europeu, em prejuízo dos interesses do povo brasileiro.

Do Portal Vermelho, com agências

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.