O Prémio José Saramago 2013, no valor de 25 mil euros, foi atribuído esta terça-feira ao escritor angolano Ondjaki (pseudónimo de Ndalu de Almeida), de 36 anos, pelo seu romance «Os Transparentes». O anúncio do vencedor foi feito na Casa dos Bicos, em Lisboa.
A obra «Os Transparentes» foi publicada em 2012 e, segundo Vasco Graça Moura (um dos membros do júri), surpreende pela «maneira como a sua utilização da língua portuguesa é, não só capaz de captar com a maior naturalidade as mais diversas situações num contexto social tão diferente do nosso, mas comporta em si mesma fermentos de uma inovação que espelha com força e realismo um quotidiano vivido na sua trepidação e também funciona eficazmente ao restituí-lo no plano literário».
Esta é a oitava edição do galardão, instituído pela Fundação Círculo de Leitores, que distingue autores com obra editada em língua portuguesa, no último biénio, menores de 35 anos à data de publicação da obra.
Paulo José Miranda, Adriana Lisboa, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Andréa del Fuego foram os nomes premiados com este galardão nas edições anteriores.
Fonte: A Bola