O Colégio Santa Maria, no Recife, surpreendeu muitos pais ao enviar, na última segunda-feira (27), um comunicado inusitado. A circular pedia que os responsáveis por buscar e levar as crianças à escola vestissem “roupas menos curtas, menos decotadas, menos extravagantes”.
“No colégio, por exemplo, os alunos usam fardamento oficial, nas atividades esportivas e culturais, os trajes são específicos. Se vão à praia, à igreja, a um baile, têm de se vestir adequadamente. Pais e professores são espelho para quem está em formação. Desse modo, é interessante que reforcemos que se veste bem quem usa roupas adequadas a cada contexto. No ambiente escolar, é pertinente que o responsável por deixar e por buscar os alunos use roupas menos curtas, menos decotadas, menos extravagantes”.
A carta foi postada na íntegra pela página “Já falou para seu menino hoje?”. O comunicado gerou polêmica na página do Facebook do colégio e muitos internautas se pronunciaram contra a medida determinada pela diretora Rosa Amélia Muniz Emery Carneiro.
Uma delas questionou: “Engraçado como a ‘recomendação’ é para as mulheres! Ou será que os pais de lá são ‘desconstruidões’ e usam roupa curta, decote e paetê com listras? Que diabo seria uma roupa extravagante?”
Em sua página no Facebook, a escola se defendeu dizendo que o comunicado teve apoio de grande parte dos pais. Mas também diz que lamenta uma possível interpretação equivocada e afirma que “a intenção do colégio é orientar sobre roupas adequadas ao ambiente escolar”.
Confira na íntegra a circular enviada pela Direção do Colégio Santa Maria:
Recife, 27 de março de 2017
Prezada Família,
O Colégio é o lugar onde seus filhos permanecem por mais de uma década, e formamos uma FAMÍLIA. Juntos, educamos integralmente crianças e jovens. Desde cedo, reforçamos valores morais, éticos. sociais, humanísticos, religiosos, além de prepararmos gerações que se destacam no mundo acadêmico.
Como zelamos pela formação completa do educando, é preciso mostrar que a sociedade é cercada de regras que definem comportamentos e atitudes para cada ocasião. No Colégio, por exemplo, os alunos usam fardamento oficial, nas atividades esportivas e culturais, os trajes são específicos. Se vão à praia, à igreja, a um baile, têm de se vestir adequadamente. Pais e professores são espelho para quem está em formação. Desse modo, é interessante que reforcemos que se veste bem quem usa roupas adequadas a cada contexto. No ambiente escolar, é pertinente que o responsável por deixar e por buscar os alunos usa roupas menos curtas, menos decotadas, menos extravagantes.
A maneira como nos apresentamos em público diz muito de cada um, portanto, bom senso e discrição são marcas de uma sociedade educada e moderna.
Contamos com seu habitual apoio e compreensão,
Cordialmente,
a Direção
—
Fonte: Pragmatismo Político.