La Hora.
Para o segundo turno das eleições presidenciais no Equador, o Posto de Comando Unificado (PMU) foi instalado em Quito das 06h00 às 20h00 deste domingo, 15 de outubro de 2023, para coordenar e monitorar o desenvolvimento deste evento eleitoral.
A PMU, que é formada por militares e funcionários de diversas entidades, incluindo a Polícia Nacional, Secretaria de Segurança, COE Metropolitano, Corpo de Bombeiros de Quito, Corpo de Agentes Metropolitanos de Controle Metropolitano (CAMC), Agência de Trânsito Metropolitano (AMT), Metropolitana A Agência de Controle (AMC), Sede de Segurança das Administrações Zonais e Departamento de Polícia de Pichincha, definiram uma série de ações estratégicas que serão executadas durante o dia das eleições.
Em Quito serão habilitadas 380 zonas eleitorais, das quais 58 terão atenção permanente, enquanto serão realizadas rondas de controle aleatórias nas demais. A UGP emitirá relatórios de situação a cada 2 horas, mantendo monitoramento constante.
Durante reunião no Centro Metropolitano de Operações de Emergência (COEM), foram detalhadas as principais ações que serão realizadas no dia das eleições, entre elas:
Controle do cumprimento da Lei Seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas das 12h de sexta-feira, dia 13, até o mesmo horário de segunda-feira, 16 de outubro.
Proibição do funcionamento de negócios autônomos não regularizados no entorno de recintos eleitorais.
Controle nos cartórios de Registro Civil que atenderão durante as eleições.
Desdobramento de 1.082 membros do Corpo de Agentes Metropolitanos em dois grupos para supervisionar recintos eleitorais e espaços públicos.
A partir das 17h, funcionários da AMC ativarão patrulhas para controlar possíveis violações por parte dos libadores e para resolver qualquer incidente relacionado aos resultados eleitorais.
Além disso, serão implementados fechamentos de estradas nas proximidades do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e serão feitas modificações nas rotas do sistema integrado Ecovía para garantir a segurança e a ordem na cidade.
O Posto de Comando Unificado concluirá os seus trabalhos às 20h00 e posteriormente emitirá um relatório final que detalhará os incidentes ocorridos durante as eleições presidenciais. A implementação destes esforços visa garantir um processo eleitoral transparente e seguro em benefício da democracia equatoriana.