Redação, Desacato.info.
De acordo com uma pesquisa do laboratório de segurança Psafe, somente no Brasil ocorreram cerca de 17 mil ataques bancários por dia em 2021. Segundo o presidente do Sintrafi, Cleberson Eichholz no JTT-Manhã Com Dignidade desta terça-feira (14), com avanço da internet a partir dos anos 1990, estas movimentações se intensificaram. Principalmente, após a pandemia.
Isto porque muitos brasileiros e brasileiras que ainda resistiam aos aplicativos virtuais, aderiram à movimentações bancárias através da conexão com internet. E, em alguns casos, a falta conhecimento de como garantir a segurança da sua conta e distinguir entre golpistas e atendentes, abre margens para cair em golpes.
Ele ressalta:
“É importante que a gente tenha em mente o seguinte, existe uma engenharia social por trás destas fraudes, existem pessoas especializadas em convencer o cliente do banco a acessar determinado sistema ou baixarem determinado aplicativo e aí muitas pessoas acabam se deixando ser manipuladas”
Segundo o presidente, o sindicato luta por mais segurança nos bancos e orienta aos usuários que cadastrem valores baixos permitidos em transições bancárias via aplicativos. Em casos de golpes, valores altos ao menos poderão ser protegidos.
Para assistir à entrevista completa, acesse: