Após aguardar por 28 dias sem soluções de abrigo imediato pela prefeitura de São José, entre 150 e 200 famílias ocuparam um terreno nos arredores do Ginásio Municipal do Jardim Zanelatto, em São José, na madrugada desta quarta-feira (07).
As Brigadas Populares e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) estão juntos a essas pessoas na empreitada. O terreno ocupado fica no bairro de Serraria, na Rua Eduardo Manoel da Rosa, uma travessa da Rua Afrizio de Sena Vaz.
Há quase um mês, essas famílias estão sofrendo com o abrigo precário, com o descaso da prefeitura e com diversas ameaças, inclusive do conselho tutelar, que ameaça recolher os filhos dos desabrigados. Sem contar a negligência de funcionários da saúde pública, que recusam atendimento médico pela falta de comprovante de residência.
Para entender o caso desde o início, leia aqui: http://brigadaspopularessc.blogspot.com.br/2012/10/a-promessa-de-um-prefeito-irresponsavel.html#more
É importante frisar que esta foi a saída encontrada pela população que não é atendida por nenhuma política pública, que é ferramenta para o crescimento da Grande Florianópolis mas se vê alheia dos frutos desse progresso.