O Ministério da Educação, encabeçado pelo ministro golpista Mendonça Filho (DEM), acabou de anunciar na tarde desta terça-feira, o adiamento das provas do ENEM para os dias 03 e 04 de novembro, medida adotada em relação as provas que seriam aplicadas nas escolas e universidades que permanecem ocupadas.
A grande questão que precisa ser amplamente divulgada é que o conjunto dos estudantes que se mantém legitimamente ocupando as escolas e universidades, em momento algum se negaram a dialogar com o MEC sobre a realização das provas do ENEM. Muito pelo contrário, há uma grande disposição por parte dos estudantes das ocupações em garantir a realização das provas, sem que isso signifique o fim das ocupações, assim como foi feito no segundo turno das eleições.
Mas o MEC em momento algum se dispôs a dialogar com os estudantes das ocupações. Mantém uma relação de ignorar e não reconhecer a legitimidade deste movimento. O MEC na verdade só sabe agir por DECRETO e não com DIÁLOGO. Como esperar postura diferente de um governo golpista?
A saída que o ministério encontrou procura na verdade colocar os estudantes e a sociedade contra as ocupações e os estudantes que estão lutando contra a injusta PEC 241 (agora PEC 55). Ação que se soma aos ataques fascistas do MBL, com conivência da mídia e do aparato jurídico-policial.
Reafirmamos a importância das ocupações e da luta contra a #PECdosRicos, seguiremos em luta. Dia 11/11 estaremos juntos nas ruas para manifestar nosso repúdio a este governo truculento.