O I Encontro Regional da Agricultura Camponesa: Vida de qualidade no campo e na cidade Realizado no último sábado (29) em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, reuniu trabalhadores do campo e da cidade em um debate sobre a incapacidade do modelo convencional de exploração da agricultura de produzir alimentos saudáveis, durante o encontro foi apresentado a proposta do MPA baseada na agroecologia e no Mercado Solidário.
O encontro realizado no Centro de Referência Social (CRAS) de Ponto Alto, distrito de Domingos Martins, faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo MPA que envolvem a Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar, que foi lema do I Congresso Nacional MPA no ano de 2015, realizado em São Bernardo do Campo- SP.
Durante a manhã foram realizadas duas palestras, sendo a primeira “O programa camponês e a agroecologia” que tratou da conjuntura das crises do sistema capitalista e a proposta de produção e vida do MPA que é a agroecologia, apontando inclusive saltos qualitativos e quantitativos nos processos produtivos com o Programa de Aceleração da Transição Agroecológica. A segunda palestra “Mercado Solidário; a proposta camponesa” que abortou a prática da comercialização solidária como ferramenta de fortalecimento dos grupos de produtores e consumidores.
Após o almoço coletivo, foi realizado um momento de avaliação do processo de comercialização desenvolvido pelos camponeses e trabalhadores da cidade, seguida de uma visita a uma unidade produtiva que trabalha com a produção de morangos agroecológicos.
Para Edinalva Naitzel, militante do MPA a atividade foi muito bem executada, “conseguimos alcançar os objetivos, a organização os momentos de debate a visita a unidade produtiva” tudo colaborou.
O fechamento do encontro foi realizado com a proposta de outro encontro, para aprofundar o debate e melhorar os canais de comercialização.
Fonte: MPA.