A Terra indígena de Morro dos Cavalos aguarda há mais de vinte anos pelo seu pleno reconhecimento e homologação. Hoje, com os fortes retrocessos políticos que vivemos e com o avanço do capital sobre as terras e territórios da maioria da população, a situação dos companheiros Guarani tem ficado cada vez pior. Apesar disto, a luta pela terra tradicionalmente ocupada, situada no município de Palhoça, tem seguido em frente, com a retomada de uma nova área, a aldeia Yakã Porã, liderada pela cacique Eli Karai.
Todavia, a reação anti-indígena, liderada por vereadores e empresários, tem crescido no dia a dia dos Guarani, com ameaças diretas, manifestações públicas “anti-indigena”, e agora, uma audiência pública” na Enseada do Brito,proposta por um vereador do DEM, colocando em pauta mais uma vez a legitimidade da luta pela Homologação e visando desestabilizar a resistência e a luta pacifica dos Guarani. Estas ações estão articuladas com os mesmos setores que a nível nacional criaram a CPI da FUNAI e INCRA, a PEC 215, a Portaria 303 da AGU entre outras, ancoradas na tese do “marco temporal”, e outras idéias inconsistentes. Estas, apesar de falaciosas, tem encontrado defensores no legislativo, executivo e judiciário, e se traduzido na criminalização de lideres indígenas, antropólogos, indigenistas e no crescimento da insegurança e da violência entre os povos indígenas do Brasil inteiro.
Neste contexto, consideramos urgente juntar esforços e organizar uma firme rede de apoio aos Guarani. Para isto, convidamos todos e todas para um Encontro no próximo sábado:
Dia: 12 de agosto
Horario: 10 horas
Local: Centro de Formação Taetandy Rupa, situado no bairro Maciambu Pequeno, em Palhoça.
Como chegar: Após a escola e aldeia ITATY, situada ao lado esquerdo da BR 101, no kilometro 235 (sentido Fpolis- Paulo Lopes), há uma estrada a direita, para o Bairro Maciambu pequeno. O centro fica na estrada geral do Maciambu Pequeno, há uns 300 metro da BR, na primeira casa à esquerda.
Pretendemos organizar saídas coletivas/caronas, com saída prevista para as 9 horas (saída da UFSC) ou centro (Praça da Alfândega) nove e 15 m.
Imagem:IELA