Nos países da União Europeia terminam hoje, 25 de maio, as eleições que, iniciadas no dia 22 de maio, deverão formar o novo Parlamento Europeu cuja legislatura durará de 2014 a 2019.
Os colégios eleitorais abriram hoje em 21 dos 28 países comunitários, nomeadamente, na Alemanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Chipre, Áustria, Hungria, Romênia, Bulgária, Eslovênia, Croácia, Polônia, Lituânia, Estônia, Suécia, Dinamarca e Finlândia. As eleições já tinham serealizado em 22 de maio na Holanda e Reino Unido, em 23 de maio na Irlanda e República Tcheca e no dia 24 terminaram na República Tcheca e começaram na Eslováquia, Letônia e Malta.
Apesar do fim das consultas eleitorais nestes últimos países, seu resultado só será divulgado hoje, 25 de maio, a partir das 22h00, hora de Bruxelas.
A atual eleição irá mostrar o grau de apoio dos habitantes da Europa ao projeto da integração europeia, nomeadamente, através de sue afluência às urnas, a qual vinha caindo permanentemente desde 1979 até atingir em 2009 a taxa de 43%. Irá mostrar a evolução das preferências políticas dos europeus nos últimos anos que desde o início da crise passaram a simpatizar cada vez mais claramente com partidos populistas e radicais.