No primeiro turno das eleições na UFSC, a campanha e votação foram virtuais. A chapa “Universidade Presente” obteve 44% dos votos. A universidade tem 42 mil pessoas que podem votar. Destes, 17 mil votaram. Sendo que 33% dos estudantes votaram.
Esteve presente para falar sobre o tema no JTT-Manhã Com Dignidade, o estudante de cinema e diretor de comunicação do Diretório Central de Estudantes, Andrey Santiago.
Na trajetória da universidade, o estudante avalia que as ideologias de direita estiveram mais presentes. Neste ano, uma perspectiva de esquerda é almejada.
A chapa Universidade Presente teve contribuição de 32 comissões. Ou seja, muitas pessoas envolvidas no processo de construção do projeto de gestão.
Participação e democracia universitário são avaliados como conceitos importantes para abrir espaço para estudantes ter mais influência na universidade.
Agora, 2º turno o processo eleitoral segue presencial e a votação acontece em 26 de abril.
Assista à entrevista completa abaixo:
Talvez a coisa mais difícil do mundo seja a coerência e para isto é necessário um grau de inteligência elevado para decidir entre o certo e o errado. Não importa esquerda ou direita, ou qualquer outra coisa. Os fatos é que norteiam a sabedoria das pessoas coerentes. Se as universidades estão sucateadas isto tem origem, meio e fim, onde todos são culpados, e muito devido aos próprios alunos que transformam estes espaços em diretórios políticos. Nós estamos pagando para que aprendam alguma coisa, ao em vez de fazerem campanhas e disputarem eleições,. Votem em quem bem entenderem, divulguem nas suas redes, mas deixem isto fora do campus, pois a sociedade que paga a conta de vocês já está decepcionada com o que vocês andam fazendo.