Por Neisa Mesa del Toro/ PL.
Tradução: Elissandro dos Santos Santana, para Desacato.info.
Os milhares de turistas que desfrutam a cada ano do polo recreativo Jardines del Rey, no litoral norte da região central de Cuba, se sentem atraídos pelas excursões e aventuras pelos sítios naturais do território.
Por meio da Agência Cubana de Viagens Ecotur, especializada em turismo de natureza, você pode optar por passeios a cavalo, passeios de trilhas de origem, safari de jipe, excursões de barco, observação de pássaros, pesca, kite surf e ciclismo, entre outros.
Os passeios permitem-lhe explorar lagos, florestas, parques, rios, dunas e áreas protegidas pertencentes ao Grande Pantanal Norte de Ciego de Ávila.
Loma de Cunagua, lagoas La Redonda e Leche, o sítio de San Pedro, centro de reprodução do crocodilo e da Sierra de Jatibonico, alguns lugares que compõem o ambiente.
Um lugar preferido é a Laguna de la Leche, o maior reservatório natural da ilha, com um ambiente adequado para o entretenimento, esportes náuticos, pesca e caça.
Ali vivem cerca de 90 espécies de vertebrados terrestres e mais de 100 tipos de aves, entre endêmicas, migratórias, de veraneio e de inverno, além da abundante vegetação das florestas de mangue.
Outro lugar é a Laguna la Redonda, lago de cerca de cinco quilômetros quadrados que se destaca por seus canais interiores cercados por uma flora típica da região.
Passeios de barcos por um canal são recebidos pelos caminhantes para observar aves aquáticas em um ambiente de saúde muito natural e benéfico para a saúde.
Mais distante da costa está a Sierra de Jatibonico, onde se localiza a cidade de Florença, com panorâmica de vales e montanhas em uma área rural própria dos campos cubanos.
Até esse ponto se chega mediante uma caminhada de oito quilômetros pelas deslumbrantes paisagens e pela beira do rio Jatibonico do Norte, este com a particularidade de que seu curso adentra uma montanha.
Nessa área, o turista entra em contato com os agricultores, conhece o modo de vida desses homens, compartilha atividades agrícolas e desfruta de um almoço crioulo.
Ao noroeste de Ciego de Ávila fica La Loma de Cunagua, com abundante flora e fauna e suas duas trilhas interpretativas: Los Tocororos e o Palmar de las Cotorras.
Esta área protegida do centro da ilha serve de refúgio para aves silvestres como tocororo (ave nacional de Cuba), cartacuba, periquitos, cateyes, o tordo real, os carpinteiros verdes e o jabao.
Adentrando-se nas ilhotas Coco e Guillermo, se pode explorar vários caminhos que conduzem a uma das colônias de flamingos, os maiores da nação, ou deleitar-se com dunas rodeadas da vegetação nativa.
O sítio La Güira, um dos lugares mais emblemáticos das ilhotas, oferece a possibilidade de observar três ecossistemas: florestas verdes microfilas, mangues e lagoas, cada um com a fauna associada.
Ali se intercalam história e natureza, pois é possível conhecer os costumes e a vida dos primeiros povoadores de Cayo Coco -os carboneros– com suas tradições e danças típicas.
Também se consegue explorar caminhos para descobrir as riquezas e belezas do entorno, que nesse ponto são de alta sensibilidade ecológica, com muitas variedades de espécies da flora e da fauna.
Pelo entorno de Playa Pilar, em Cayo Guillermo, se localizam as dunas mais altas do Caribe, com 15 metros, seguido das de Loma del Puerto, em Cayo Coco, que alcançam 12 metros de altura.
A região turística também convida à prática de esportes extremos como o kite surf, o parapente, e ao parque de escalada Torre de Cristal, para aventurar-se e soltar um pouco a adrenalina.
A natureza submergida constitui outro atrativo para aqueles que gostam do mergulho e querem ver a beleza natural do fundo do mar, pois, muito perto da área encontra-se uma das maiores barreiras de coral do mundo.
Os passeios de barco com fundo de vidro e excursões de catamarã para Cayo Media Luna, com possibilidades de praticar mergulho e outros esportes náuticos, completam as ofertas para manter o visitante em contato direto com o entorno marinho.
Jardines del Rey, situado no litoral norte de Ciego de Ávila, a aproximadamente 500 quilômetros ao leste de Havana, não somente tem como principal modalidade o sol e a praia, como também se posiciona no mercado com a peculiaridade do turismo pelas belezas que o cercam.
Com mais de 7.500 quartos de hotéis, a área de recreação tem como mercado líder a Canadá, país seguido pelo Reino Unido e pela Itália, e, anualmente, recebe em torno de 400 mil visitantes.
—
Fonte: Cuba Sí.