PELA VIDA DAS MULHERES, VAMOS OCUPAR FLORIANÓPOLIS COM UMA MARÉ VERDE NO DIA 08 DE AGOSTO!
PELO ABORTO LEGAL E SEGURO!
Marcha pela Legalização do Aborto na América Latina – Ato Nacional no Brasil
Nos dias 3 e 6 de agosto aconteceram audiências no STF para ouvir especialistas em relação à Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, representada pelo PSOL e pela Anis.
Esta ADPF questiona a legalidade dos artigos 124 e 126, que criminalizam o aborto, diante dos direitos garantidos na nossa Constituição Federal. O nosso entendimento é que a criminalização representa o descumprimento de preceitos fundamentais como a dignidade da pessoa humana, a cidadania, a não discriminação, a liberdade, o direito à saúde, e os direitos sexual e reprodutivo.
Nenhuma mulher merece ser presa ou morta ao decidir interromper uma gravidez. A legalização do aborto é pela vida das mulheres!
Além disso, no dia 8 de agosto será votado no Senado argentino, após a aprovação pela Câmara, o projeto de Lei que descriminaliza o aborto e permite a realização do procedimento até a 14ª semana de gestação de forma legal, segura e gratuita.
Na América Latina, apenas o Uruguai, a Guiana Francesa, Cuba e a cidade do México tem legislação que garante o aborto legal. Com a nova postura da Argentina, a favor da decisão autônoma da mulher, isso poderá ter impacto entre os vizinhos e pressionar pelo debate nos países da região, como o Brasil.
Vamos às ruas! Pelas mulheres argentinas, pelas mulheres latino-americanas, por nós brasileiras e pelas que virão depois de nós.
Ato Unificado com a Nacional em Florianópolis pelos movimentos:
– Marcha Mundial das Mulheres
– 8M/SC
– Frente Catarinense de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto
– Movimento contra o Assédio e Estupro na UDESC
Educação sexual para escolher
Contraceptivos para prevenir
Aborto Legal para não morrer
Programação em Florianópolis:
16h30 Concentração na Esquina Feminista
17h Panfletagem
18h Intervenção do Movimento contra o Assédio e Estupro na UDESC
18h30 Cortejo Madalenas
18h30 Marcha com Cortejo Madalenas até a Catedral?
#ADPF442 #PelaVidaDasMulheres #NemPresaNemMorta
#festivalpelavidadasmulheres #descriminalizaçãodoaborto #stf