É hoje, abertura das mesas redondas no aniversário do Portal Desacato

Bom dia leitoras e leitores! Iniciamos a jornada convidando cada uma e cada um para a abertura das mesas de aniversário de treze anos do Portal Desacato, com a apresentação de Rosangela Bion de Assis e “o papel educativo da comunicação independente”, a partir das 20h.

O Portal Desacato completa 13 anos no momento mais difícil para a imprensa e a comunicação independentes na América Latina, especialmente, no Brasil. O avanço das novas tecnologias comunicacionais e o desenvolvimento das redes sociais chegaram acompanhados, de forma simultânea, pela nova modalidade de golpes de estado contra as democracias da região. De tal modo, os governos democráticos que foram derrubados a partir do golpe de estado contra José Manuel Zelaya em Honduras, contaram com maior ou menor participação dos veículos de comunicação conservadores de cada país, assim como de campanhas maciças de mentiras espalhadas desde estruturas de manipulação e distorção da verdade.

Em efeito dominó foram caindo os governos legítimos do Paraguai e Brasil, modificaram-se, pela via da traição ou da intervenção jurídico parlamentar e comunicacional, os governos do Equador e o Peru, e muitos governos eleitos o fizeram com base em campanhas eleitorais mentirosas e/ou fraudulentas, para torcer a vontade popular e encaminhá-la a serviço dos desígnios dos Estados Unidos e das oligarquias locais.

Nestes anos todos assistimos às dificuldades do campo popular e de esquerda para virar a mesa, tanto democraticamente como comunicacionalmente. Não foram encontradas as estratégias de comunicação nem as linguagens adequadas, tanto para demonstrar os avanços propiciados pelos governos progressistas como para defender o retorno da democracia quando esta foi perdida ou fraudada.

Por isso é importante reunir jornalistas experientes e comunicadores populares, comprometidos e comprometidas com a causa dos povos, e fazer uma reflexão necessária que nos possa ajudar a compreender o motivo das nossas derrotas comunicacionais para os campos conservadores e os interesses adversos às soberanias nacionais e comunicacionais dos povos da Pátria Grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.