A origem da palavra greve se relaciona com a existência de uma praça onde trabalhadores/as se reuniam para discutir sobre suas condições de trabalho. “Desde lá, fazer greve significa paralisar atividades trabalhistas, paralisar exploração capitalista para exigir que está exploração seja menor”, explica Elenira Vilela em seu comentário no JTT-Manhã Com Dignidade desta quarta-feira (01).
Segundo a comentarista, o Sintram de São José, Sintrasem de Florianópolis, Sintraturb estão em estado de greve. Sendo que, nesta tarde o Sinasef também estará realizando deliberação para aderir também à greve nacional da entidade.
Todas essas categorias estão em greve justamente porque o poder público age com descaso diante de tantas necessidades existentes.
Na terça-feira (31), os trabalhadores da PMF realizaram assembleia e ato na nova sede da prefeitura de Florianópolis, com cerca de 1.000 mil pessoas. Dezenas de trabalhadores subiram ao gabinete do prefeito Topázio Neto para exigir o avanço nas negociações.
“A luta dos trabalhadores é essencial para enfrentar o fascismo”, destaca Elenira.
Se sentir interesse em entender melhor o tema, acesse à entrevista completa abaixo: