E Francisco se foi. Por Sebastião Costa.

Os pontificados de João Paulo II e Bento XVI, deram início ao desmonte da opção pelos oprimidos.

Foto: Vincenzo Pinto

Por Sebastião Costa. 

Lá no início do seu pontificado, em entrevista ao jornal italiano La Stampa, o papa Bermoglio reinvidicando os evangelhos, defendeu a redistribuição da riqueza, criticou as injustiças do sistema capitalista e a necessidade de ajudar os mais pobres. Fez críticas severas à teoria do “trickle-down” defendida pelos neoliberais, que corresponde ao “gotejamento” que transborda dos mais ricos para os mais pobres, pressupondo que todo crescimento econômico termina beneficiando os marginalizados. “Na prática, os excluídos continuam a esperar!,” concluiu o religioso.

Os católicos conservadores e a direita americana

em rádios, TVs, jornais esbravejaram : ” O papa é marxista”.

Leonardo Boff falando sobre Niemeyer: “o importante não é crer ou não crer em Deus, mas viver com amor, solidariedade e compaixão pelos que mais sofrem. Seu comunismo está muito próximo daqueles dos primeiros cristãos, referido nos Atos dos Apóstolos nos capítulos 2 e 4”.

A igreja católica foi alicerçada nessa base cristã, mas perdeu-se pelos caminhos tortuosos do capitalismo, absolutamente antagônico aos ensinamentos de Cristo.
A lógica capitalista – egocêntrica, individualista, se contrapõe ao espírito solidário cristão. Por outro lado, o catolicismo ao longo dos anos se harmonizou perfeitamente com o sistema capitalista.

A Teologia da Libertação, configurada nas ideias do teólogo peruano Gustavo Gutierrez surgiu dos ensinamentos do Concílio Vaticano II(1962-1965 ). O abraço do catolicismo aos fracos e oprimidos, pode ser entendido na dialética da força evangelizadora da Teologia da Libertação, se contrapondo ao poder conservador de Roma e fazendo brotar o sangue cristão, transfundido às veias capitalistas da velha Igreja Católica Apostólica Romana.

Na América Latina, a Teologia dos pobres e marginalizados encontrou terreno fértil para crescer e multiplicar-se.

No meio do caminho surgiu uma pedra

Os pontificados de João Paulo II e Bento XVI, deram início ao desmonte da opção pelos oprimidos.

No Brasil, fragmentou em quatro a diocese de D. Evaristo Arns; o reacionarismo de D. José Cardoso Sobrinho preencheu o amor aos pobres de D. Hélder; o cristianismo humilde de D. José Maria Pires foi substituído pela insensibilidade cristã de D. Aldo Pagotto. De Frei Leonardo Boff arrancou-se a batina. Extraiu-se o último suspiro cristão do catolicismo. A CNBB, antes progressista, vibrante, cristã, se perdeu pelos caminhos conservadores das diretrizes de Roma.

Quando os cristãos do mundo começavam a acreditar que o vaticano iria crucificar Jesus Cristo pela segunda vez, eis que surge em Roma a figura simples, humilde, soberana de Francisco.

Uma de suas primeiras providências como Papa foi receber o dominicano Gustavo Gutierrez. Conversaram longamente sobre Teologia da libertação.

Na crítica americana, enxerga-se uma fé religiosa desprovida de sensibilidade social, contestando a pureza da fé cristã, entranhada na religiosidade de Francisco.

A simpatia, o carisma e a profunda sensibilidade cristã do papa Bermoglio, injetou uma nova esperança no coração dos cristãos espalhados pelos mundo, especialmente os pobres, oprimidos e excluídos que habitam os grotões da nossa América Latina.

E FRANCISCO SE FOI, deixando uma tristeza imensa no coração dos verdadeiros cristãos ao redor do mundo, tristeza que se aprofunda quando as esperanças de surgir um outro Francisco se perdem nos descaminhos de uma Itália extremista, nas articulações ostensivas do presidente americano para influenciar a futura eleição papal e nas caminhadas consistentes de um mundo em busca do ultraconservadorismo.

Rezemos aos Céus!!!

O pneumologista e Membro da Comissão de Tabagismo da AMB. Apresenta o programa Ar Puro no Portal Desacato e escreve no mesmo portal.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.