“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Por Jean Carlos Carlesso.

Jair Bolsonaro é abençoado pelo pastor Edir Macedo. Foto: Igreja Universal do Reino de Deus

Por Jean Carlos Carlesso, para Desacato. info.

Nunca se usou tanto esta frase religiosa (João 8:32: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará) quanto nos últimos tempos, sendo o presidente da república, Jair Bolsonaro, o maior propagador dessa frase.

Talvez essa seja a primeira vez que digo que o Presidente da República está certo, realmente a verdade possui o potencial de libertar a todos.

Todavia, a pergunta que devemos fazer é “qual é a verdade?”

Não tenho dúvidas que as coisas que Bolsonaro define como “verdade” certamente seriam tidas como mentirosas por qualquer pessoa séria, talvez até por um tribunal de justiça.

A verdade que desde os princípios da civilização é objeto de procura e pesquisa, sofreu diversas evoluções na forma de desvendá-la. Com o passar do tempo muitos pensaram métodos para encontrá-la, desde Aristóteles à Descartes, de Bacon à Popper.

Mas de que adianta possuir ferramentas para encontrar a verdade se as pessoas não as utilizam?

Talvez essa seja a maior crise que vivemos em nosso tempo, uma crise de método na procura da verdade, pois já possuímos essas ferramentas, mas a massiva maioria das pessoas as desconhecem.

A primeira experiência que tivemos com os meios de comunicação em massa como o rádio e a televisão levaram ao fenômeno do Fascismo e do Nazismo no início do século 20, e hoje, no princípio do século 21, a internet e as redes sociais deram voz a uma nova era da informação que se afunda na escuridão da mentira e das “fake News”.

Quando a informação se multiplicava na velocidade da impressão de jornais e livros, o maior inimigo da civilização era a simples ignorância, mas com o advento das redes sociais onde qualquer um pode disseminar falsas informações, trouxe consigo um elemento muito mais perigoso para a sociedade, a ignorância e a mentira transvestida de verdade.

É surpreendente a quantidade de pessoas que acreditam (como se verdade fossem) nas “fake News” espalhadas pelos neofascistas brasileiros que melhor se denomina como milícias digitais.

Essa crise da falsa informações está corroendo a sociedade civil por dentro, pois com a decadência da “verdade” e o quase total desconhecimento das massas sobre assuntos básicos de ciências e dos métodos utilizados para a descoberta da verdade, tem-se a receita perfeita para fazer fermentar o retrocesso intelectivo e a violência natural da ignorância.

Uma massa ignorante é fácil de manipular, pois é fácil se criar inimigos que inexistem para dissuadir a atenção do povo do verdadeiro mal. Enquanto as pessoas se preocupam em procurar os NanoChips na vacina chinesa, enquanto atacam a China por ter criado o Coronavírus, enquanto acusam a esquerda brasileira de defenderem o incesto e o estupro, os neofascistas estão livres para ampliar seu poder e sua fortuna na destruição das instituições públicas sem se preocuparem com o perigo do povo encontrar a verdade como previa João.

Se nossa sociedade não quiser passar por uma nova idade das trevas, é urgente que as instituições do Estado Brasileiro criem ferramentas para controlar a mentira em todos os meios de comunicação, em especial as redes sociais, pois do contrário as mentiras controlarão as instituições. Mais do que nunca a ciência precisa se alojar nos meios de comunicação, pois João estava certo, quem conhece a verdade se liberta, mas para isso precisamos aprender a buscá-la!

_

Jean Carlos Carlesso é Advogado, de São Miguel do Oeste/SC. Formado em direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – e especialista em direito penal e processo penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.