Defensores do projeto Escola Sem Partido, apoiadores de Jair Bolsonaro (PSC) iniciaram uma campanha nas redes sociais para incitar jovens estudantes a tirarem fotos dentro da sala de aula, homenageando o deputado. As fotos são compartilhadas em grupos de extrema-direita no Facebook.
Boa parte dos críticos do projeto Escola Sem Partido, que visa neutralizar uma possível doutrinação ideológica nas salas de aula, afirmam que trata-se de uma tentativa de eliminar uma ideologia em específico dos debates em benefício de outra.
É basicamente o que tem sido feito através de páginas nas redes sociais por grupos de apoiadores do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC).
Existem centenas de grupos no Facebook, fechados e abertos, em homenagem ao deputado de extrema-direita. Entre postagens criticando o governo petista, fazendo apologia a tortura, e até mesmo elogiando a ação policial nas manifestações contra o presidente Michel Temer, algumas publicações chamam a atenção.
Através desses grupos, seguidores de Bolsonaro pedem que jovens estudantes tirem fotos dentro da sala de aula, batendo continência com a hashtag ‘Bolsonaro2018’ no fundo, escrito na lousa.
O mesmo é replicado em páginas da rede social, como ‘Bolsonaro Zuero 3.0’ e ‘Bolsomito TV’.
Apesar de ser um dos maiores apoiadores do projeto Escola Sem Partido, tanto Bolsonaro quanto seus seguidores promovem esse tipo de atitude dentro da sala de aula, elogiando e compartilhando as publicações, em uma tentativa de incentivar o apoio de sua figura política entre os mais jovens.
A maioria das fotos é retirada de escolas públicas, geralmente de regiões mais afastadas dos grandes centros, conforme registrou a análise feita pela Agência Democratize sobre as publicações.
Porém, fotos também foram retiradas dentro de escolas privadas, como é o caso da postagem abaixo, feita em um colégio de Santa Catarina.
Em uma das fotos publicadas pela página Bolsonaro Zuero, jovens não aparecem apenas batendo continência para o deputado, como também vestindo uma camiseta em homenagem ao político de extrema-direita. Dos cinco jovens na foto, quatro são meninas.
Nos comentários da publicação, um seguidor afirma: “Se for pra doutrinar, que seja pelo lado direito. Parabéns a galera”.
Seguidores da campanha já criaram uma página oficial para o grupo, chamada “UNED?—?União Nacional dos Estudantes da Direita”.
A forma como os apoiadores do deputado conduzem os jovens a prestar homenagens ao deputado lembra o roteiro de um filme alemão, exibido em 2008, chamado “A Onda”.
No longa, o professor que ministra as aulas sobre autocracia mostra para seus alunos como seria fácil utilizar da manipulação ideológica em benefício próprio. Porém, a situação sai do controle e se torna algo radicalizado, o que serve de um alerta para a Alemanha, país que foi o centro do nazi-fascismo no século passado.
Nas páginas em apoio ao deputado Jair Bolsonaro, é possível ver várias fotografias similares em homenagem ao político de extrema-direita.
—
Fonte: Democratize.