Em mais um ano de atividades dentro e fora dos hospitais de Chapecó, os Doutores RiSonhos encerram neste mês o projeto “Palhaçaria no Hospital – Arte e promoção de saúde”, com a alegria de ter realizado quase 20 mil atendimentos.
Durante o período de realização do projeto, foram 160 visitas aos hospitais públicos de Chapecó, principal atividade do grupo. “Cada dia de visita trouxe novas possibilidades de encontros, jogos, cenas e registros, tanto pelas lentes de câmeras e celulares, quanto na memória de quem participou destas intervenções”, destaca a Diretora Artística e Coordenadora Geral do grupo, Michelle Silveira da Silva.
Ao longo do ano, também foram realizados treinamentos das palhaças, com o intuito de prepará-las para o trabalho nos hospitais, criação de cenas, repertórios, conversas e produção reflexiva sobre o processo criativo das palhaças atuando nos hospitais.
Em dezembro, o grupo realizou o tradicional Cortejo Natalino, desta vez levando a apresentação para além dos hospitais, chegando à Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (ADEVOSC) e à Associação de Surdos de Chapecó, com o objetivo de contemplar este público de forma acessível.
Outras ações neste ano foram as palestras nos hospitais e o ensaio aberto à comunidade. Nessas ocasiões, as palhaças puderam compartilhar o seu processo criativo com o público, e através das palestras puderam falar sobre os propósitos e ações realizadas pelo projeto. “Cada movimento que realizamos com nossas ações têm como principais objetivos a humanização das relações e a promoção de saúde e qualidade de vida, através da arte e da palhaçaria”.
Fazem parte do grupo de palhaças nesta edição Michelle Silveira da Silva – Palhaça Barrica, Deise Battestin De Oliveira – Palhaça Margarida, Indiamara Sutili – Palhaça Miúda, Amanda Stumm – Palhaça Kirina e Nívia Loureiro Moro – Palhaça Tetê.
Palhaçaria no Hospital – Arte e promoção de saúde é um projeto contemplado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), com recursos da Lei Rouanet, e conta com o patrocínio das empresas Foz do Chapecó, Expresso São Miguel, Vetanco e Rezzadori.
Um novo projeto já está em fase de captação de recursos, para a continuação deste trabalho que já tem mais de 10 anos de atuação em Chapecó. “A gente sabe da importância desse trabalho dentro dos hospitais, especialmente com os pacientes e as equipes de trabalho, então encerramos o ano muito felizes com as atividades que realizamos e com muitas novas ideias para o projeto novo que vai se iniciar em breve”, completa Michelle.