Donos de estaleiro são presos em nova operação da PF no inquérito sobre Transpetro

Os empresários German Efromovich e Josée Efromovich

Do G1:

Os empresários German Efromovich e José Efromovich foram presos, em São Paulo, na 72ª Fase da Operação Lava Jato, realizada na manhã desta quarta-feira (19). Eles são irmãos e donos estaleiro Eisa – Estaleiro Ilha S.A. José Efromovic também é presidente da Avianca, mas a companhia não é citada nas investigações. Seis mandados de busca e apreensão também estão sendo cumpridos em Alagoas e no Rio de Janeiro.

As investigações da atual fase apontam o envolvimento dos dois empresários em esquemas de corrupção na Transpetro envolvendo contratos de construção de navios firmados pela estatal com o estaleiro Eisa.

A organização criminosa, segundo o Ministério Público Federal (MPF), fraudava o caráter competitivo das licitações pagando propina no valor de R$ 40 milhões a altos executivos da Petrobras e empresas como a Transpetro.

Um dos funcionários que recebeu o valor ilícito é Sérgio Machado, segundo o MPF, que, à época, era o então presidente da estatal. Uma apuração interna da Transpetro, conforme as investigações, indica que a atuação dos executivos do estaleiro Eisa junto a Sérgio Machado causou prejuízos de mais de R$ 611 milhões à Transpetro, em razão da entrega irregular de um dos navios Panamax.

(…)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.