Documentário sobre arte, memória e afeto recebe programação especial no Museu Victor Meirelles

Ricardo Ramos e sua mãe Zilda. Foto Hans Jörg Hüeblin

O documentário “O Artista Mãe”, dirigido por Thaís Aguiar e Silvana Mariani, que explora a comovente relação entre o artista visual Ricardo Ramos e sua mãe Zilda, diagnosticada com Alzheimer, terá exibições especiais gratuitas em Florianópolis às 19h dos dias 14, 15 e 16 de maio, e às 10h30min do dia 17 de maio no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC). A data de encerramento também conta com música com o Trio Borealis, responsável pela trilha sonora, e bate-papo com Thaís Aguiar (diretora), Ricardo Ramos, Rita Coitinho (diretora do MVM) e Amélia Siegel Corrêa (historiadora da arte). A classificação indicativa é livre.

O filme, ainda em circulação na Suíça e exibido em ciclos de exibições nas Universidades de Portugal, tem recebido calorosa recepção da crítica e do público e chega a Santa Catarina para provocar reflexões sobre os entrelaçamentos entre arte, cuidado e memória. O documentário revela a jornada de Ricardo Ramos que, enquanto único cuidador de sua mãe durante 13 anos, consegue transformar os desafios diários em potência criativa. Em meio às múltiplas tarefas que envolvem o cuidado com Zilda, ambos se preparam para uma exposição, revelando como a arte pode ser um caminho de conexão mesmo diante do avanço progressivo da doença.
“O Artista Mãe” vai além da obra e expõe o artista em sua dimensão mais humana, mostrando como Ricardo encontra um espaço interior que lhe permite dar continuidade ao seu trabalho artístico, incorporando a própria mãe em seu processo criativo, melancólico e lírico, tornando mais leve a convivência com uma enfermidade que evolui gradativamente a cada dia. “O Artista Mãe” é uma obra sensível que transforma a dor em beleza e oferece um novo olhar sobre as relações de cuidado, a memória afetiva e os processos criativos contemporâneos.
SERVIÇO:
O QUÊ: Exibição do documentário “O Artista Mãe”
QUANDO: 14 a 17 de maio de 2025
ONDE: Museu Victor Meirelles – Florianópolis/SC
ENTRADA: Gratuita (sujeita à capacidade do local)
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL SÁBADO, 17 DE MAIO:
10h30min – Música com o Trio Borealis (Trilha sonora do filme)
11h – Exibição do documentário
12h – Bate-papo com Thaís Aguiar (diretora), Ricardo Ramos (artista visual), Rita Coitinho (diretora do MVM) e Amélia Siegel Corrêa (historiadora da arte).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.