Em agosto de 2007, Cleiton Oliveira, estudante de história e apanhador de cana de açúcar, junto com colegas de trabalho, encontrou em uma casa de fazenda abandonada, documentos secretos da ditadura civil-militar brasileira, mais especificamente do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).
Entre os documentos estavam fichas de perseguidos políticos do Conjunto Residencial da USP (CRUSP) da cidade de São Paulo e que foram expulsos de lá pela polícia e exército em 1968, e também das Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN), movimento organizado na cidade de Ribeirão Preto-SP.
Além disso, encontrou-se um “Manual de Subversão e Contra-Subversão” que tinha o intuito de direcionar os aparelhos repressores a qualquer pessoa que fosse contrária à ditadura.
Este filme conta a história do achado, das pessoas envolvidas nas fichas encontradas por Cleiton e seus companheiros, e também conta com entrevistas de profissionais envolvidos(as) no resgate de memória da ditadura – pessoas ligadas às Comissões da Verdade, Universidades e ao Arquivo Público do Estado de São Paulo.
A ditadura civil-militar brasileira foi um período autoritário que deixou marcas profundas na população, torturou e executou civis, parlamentares, estudantes, militares, religiosos(as), indígenas, operários(as), trabalhadores(as) rurais, dentre tantos(as) outros(as). Este filme é dedicado a todos e todas que lutaram contra o terrorismo de Estado e pelo fim da ditadura.
“PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA! PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA!”
Assista ao documentário no link https://www.youtube.com/