Dia 25/05 às 14h, sessão com o Documentário ”A Dona do Terreiro”.
O FRMA (Fórum das Religiões de Matriz Africanas) vem trazendo propostas de uma série de encontros entendendo a necessidade de que devemos fortalecer os debates, ocupar os espaços para efetivação dos nossos direitos, e conscientizar uns aos outres . É hora de uma mobilização consciente e provocativa, precisamos uns dos outres, precisamos honrar os saberes trazidos de África.
Neste encontro realizado pelo FRMA (Fórum das Religiões de Matriz Africanas) e RENAFRO ( Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde) em parceria com o
ResistemCine, convidamos todes para Mostra do documentário “A dona do terreiro” desenvolvido pela jornalista Deisy Anunciação.
O doc retrata a filosofia das mulheres lideres dos terreiros de candomblé da Bahia e de São Paulo.
Este documentário traça uma linha de pesquisa para discutir e identificar a trajetória da mulher negra na liderança do poder religioso afro-brasileiro, o candomblé.
A luta, a sobrevivência, o preconceito social e de gênero não foram suficientes para essas mulheres atravessarem quatro séculos e se manterem até hoje como a única religião genuinamente brasileira onde a mulher é líder de um povo.
O Documentário traz depoimentos de mulheres influentes do candomblé como; Mãe Stela de Óxossi, Makota Valdina, Lindinalva Barbosa, entre outros entrevistados como sociólogo da USP Reginaldo Prandi, grande conhecedor da religiosidade negra no Brasil.
ResistemCine é um projeto que se propõe a usar o cinema como ferramenta de guerrilha através de seus cine debates sobre os temas: Gênero, Raça e Classe, numa ação audiovisual autônoma e combativa de cinema popular.
O projeto conta com o apoio permanente da Marcha Mundial das Mulheres SC.
Agradecemos a parceria da diretora Deisy Anunciação, que nos cedeu o documentário para exibição pública e gratuita nesta data.
Quando: 25/05
Hora: 14h
Onde: Espaço Xirê
Rodovia Baldicero Filomeno 4870
Ribeirão da Ilha
Entrada Gratuita
Esperamos vocês!
#juntessomosmaisfortes
#renafro
#frma
#resistemcine
#marchamundialdasmulheres