Diversidade premiada: Transforma anuncia os filmes vencedores de sua quarta edição

Curtas-metragens “Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui” e “O Babado De Toinha” conquistaram as principais categorias da Mostra Competitiva de 2022

Foto: Jéssica Michels

Principal mostra de cinema LGBTQIA+ do sul do país, a Transforma anunciou no último domingo (20), em cerimônia realizada na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, os filmes vencedores de sua concorrida Mostra Competitiva. Apresentada pela drag queen Suzaninha e por Drica D’arc Meirelles, a solenidade entregou os prêmios Unicórnio de Ouro para os curtas-metragens vencedores da edição de 2022, eleitos pelo júri técnico e popular.

“Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui”, de Érica Sarmet, e “O Babado de Toinha”, de Sérgio Bloch, foram os grandes vencedores da quarta edição da principal mostra de cinema LGBTQIA+ do sul do Brasil.

Estrelado por Zélia Duncan, Camila Rocha, Clarissa Ribeiro, Lorre Motta e Bruna Lizmeyer, o curta-metragem “Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui” venceu nas categorias de Melhor Filme pelo Júri Técnico, Melhor Filme pelo Voto Popular, Direção e Montagem.

“O Babado da Toinha” também fez história, conquistando as categorias de Melhor Documentário pelo Júri Técnico, Melhor Documentário pelo Voto Popular e Prêmio ADEH.

Edição histórica

A IV Transforma reuniu 44 produções brasileiras em sua Mostra Competitiva, originárias de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal. “Outros títulos também tiveram o seu protagonismo, sendo exibidos em mostras paralelas, fora do circuito competitivo. No total, foram 60 filmes apresentados e, para nós, que produzimos a Transforma, potencializar a exibição de tantas obras numa única edição é uma vitória e tanto, confirmando a ascensão do cinema LGBTQIA+ no Brasil. Para além disso, foi a edição com o maior número de espectadores acessando a sala de cinema, o que reforça a importância do evento para realizadores e público”, ressalta Thomas Dadam, produtor executivo da mostra.

O festival mais colorido do sul do Brasil

Produzido pela BAPHO Cultural em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Transexualidade (ADEH), a Transforma é um projeto financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema (edição 2021), do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e da Vitrine Filmes.

Conheça os vencedores do Unicórnio de Ouro:

Filme – Júri Técnico: Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui (RJ)

Filme – Voto Popular: Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui (RJ)

Documentário – Júri Técnico: O Babado de Toinha (RJ)

Documentário – Voto Popular: O Babado de Toinha (RJ)

Direção: Érica Sarmet, por Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui (RJ)

Atriz: Laís Lacerda, por Nem o Mar Tem Tanta Água (PB)

Ator: Firmino Brasil, por Time de Dois (RN)

Mostra 44 – Voto Popular: Paralelas (PR)

Mostra Animaquer – Voto Popular: Saindo com Estranhos da Internet (SP)

Roteiro: O Pato (PB)

Direção de Arte: Nem o Mar Tem Tanta Água (PB)

Direção de Fotografia: Makumba (ES)

Desenho de Som: Nem o Mar Tem Tanta Água (PB)

Trilha Sonora: Makumba (ES)

Montagem: Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui (RJ)

Prêmio Olhar Transformador – Ficção: Time de Dois (RN)

Prêmio Olhar Transformador – Documentário: As Canções de Amor de Uma Bicha Velha (RJ)

Prêmio Afronte: Custódia (DF)

Prêmio BAPHO Cultural: Paralelas (PR)

Prêmio ADEH: O Babado de Toinha (RJ)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.