É amanhã, às 15 h no Auditório Henrique Fontes – bloco B – CCE/UFSC
A 14ª Semana do Jornalismo e a POSJOR/UFSC orgulhosamente convidam para a discussão sobre a teoria de Adelmo na atualidade, com os professores Jacques Mick (UFSC) e Felipe Pontes (UEPG), mediada pelo professor Francisco Karam. Após a mesa, acontece também o lançamento do livro Adelmo Genro Filho e a Teoria do Jornalismo, de Pontes, no dia 3 de novembro, às 18h.
O LIVRO
A afirmação de Adelmo Genro Filho de que “o jornalismo é uma forma de conhecimento cristalizado no singular” mobilizou jornalistas, pesquisadores e professores nos últimos 28 anos para instituição e legitimidade das teorias do jornalismo no Brasil. Este livro expõe as mediações presentes na produção e recepção de O Segredo da Pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo, bem como os conceitos filosóficos que fundamentam a assertiva de Genro Filho. Demonstra, além disso, como as escolhas teóricas do autor possuem estreita ligação com sua biografia e o modo como ele compreendia as questões de sua época. Por meio da análise da recepção de O Segredo, este estudo estabelece uma cartografia da produção brasileira que cita Genro Filho, evidenciando que o processo de institucionalização para a defesa do jornalismo como profissão, graduação especializada e com teorias específicas coincide com esse mapa. Por fim, a discussão sociopolítica da história de O Segredo oferece subsídios para a análise crítica das bases ontológicas e epistemológicas do jornalismo, recuperando o projeto ético-político que embasa a proposta marxista de Genro Filho.
No processo de integração das diferentes táticas que mobilizam cada capítulo e cada tópico, este livro oferece as principais implicações da teoria do jornalismo de Adelmo Genro Filho. E, ao oferecer as implicações, os fundamentos e as consequências, sugere possibilidades teóricas para a análise de questões que atravessam o jornalismo brasileiro. Apresenta também a pertinência da análise ontológica e epistemológica para o entendimento do jornalismo e direcionamento de sua prática profissional e de pesquisa. Atenta, principalmente, para a necessidade de abismar a teoria, aprofundar o questionamento sobre a prática e profanar o que se apresenta como intocado, sagrado.
Esse é o segredo.
O AUTOR
Felipe Simão Pontes é jornalista e professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É Pós-Doutor em Jornalismo pela UEPG, Doutor em Sociologia Política e Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, pesquisa sobre teoria e história do jornalismo e a sociologia da profissão de jornalista.
QUANDO: 3/11, às 15h e 18h
ONDE: Auditório Henrique Fontes – bloco B – CCE/UFSC
Preço de lançamento R$ 50
Arte: Vinicius Batista de Oliveira – POSJOR/UFSC