Diminui em 26% número de estudantes trans no ENEM 2017

Por Neto Lucon.

O número de estudantes trans que farão a prova do ENEM diminuiu em 26% em 2017. Isso porque apenas 303 pessoas trans (travestis, mulheres transexuais, homens trans, não-binários…) conseguiram solicitar a inclusão do nome social.

Em 2015 foram 278 pessoas que solicitaram e conseguiram utilizar o nome social durante a prova. Em 2016, foram 408.

Já neste ano, 694 pessoas trans solicitaram a inclusao do nome social, mas menos da metade (303) cumpriu todos os procedimentos exigidos pelo edital e foram deferidos. Grande parte (391)não enviou a documentação exigida a tempo.

Isso evidencia que, embora o nome social seja garantido pelo Ministério da Educação desde 2014 com a finalidade de diminuir o preconceito e garantir tratamento respeitoso aos alunos trans, a burocracia para que ele ocorra ainda dificulta a entrada e permanência destes estudantes no espaço.

Vale ressaltar que o ENEM teve 7 milhões de inscrições confirmadas.

As provas ocorrerão em dois finais de semana: 5 de novembro e 12 de novembro. No primeiro dia serão abordados Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos de prova. No segundo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

Fonte: NLucon

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.