Dieese homenageia os oito anos do Portal Desacato

Nossa presidente Rosangela Bion de Assis recebe a placa de Autoridades e Homenageados da Sessão Solene em Homenagem aos 60 anos do DIEESE

Ana Carolina Peplau Madeira, para Desacato.info.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, mais conhecido por sua sigla – Dieese – completou 60 anos e aproveitou a Sessão Solene em sua Homenagem, ocorrida às 19h de ontem (20/10), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc – para cumprimentar parceiros, entre eles, o Portal Desacato. Considerado parte da história do departamento, o portal foi representado pela presidente da Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura e jornalista Rosangêla Bion de Assis.

Segundo o economista e supervisor técnico da instituição em Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, pela importância do Portal Desacato na comunicação, como mídia dos trabalhadores, foi um dos destacados com placa de reconhecimento. “Percebemos que temos que produzir e comunicar da forma certa. Precisamos quebrar a hegemonia dos grandes meios de comunicação. Eles fazer um monopólio. O Desacato rompe com essa estrutura e direciona a informação aos trabalhadores”, explica Cardoso.

Veículo independente, o Portal Desacato mantém posicionamento anticapitalista e anti-imperialista. O público-alvo é a classe trabalhadora, os oprimidos e os marginalizados. Como já diz o site, “é uma revista virtual que se atualiza diariamente, com jornalistas e colaboradores de Santa Catarina, Brasil, América Latina, Europa, Ásia, África e Oceania. Desacato.info foi fundado em 25 de agosto de 2007 e tem uma média de 1 visita a cada 7 segundos”.

A presidente da Cpcc, Rosângela de Assis, comentou que foi linda a homenagem. “Foi um reconhecimento ao Portal após oito anos de caminhada. É um grande passo na nossa história. Fazemos a comunicação que liberta. Os trabalhadores são considerados invisíveis para a grande mídia. Abrimos espaço para dar vez e voz aos trabalhadores”, salienta a jornalista.

Dieese

O evento foi iniciativa do deputado estadual Dirceu Dresch (PT), de centrais sindicais e do próprio Dieese. Representantes de diversos sindicatos, movimentos sociais e da classe trabalhadora de muitas regiões do estado estiveram presentes ao Plenário Osni Regis, da Alesc. O vereador de Florianópolis Afrânio Boppré (PSOL) foi chamado a participar da mesa de autoridades também por ter sido funcionário do departamento homenageado.

O Dieese foi criado pelo movimento sindical brasileiro, a serviço da classe trabalhadora e atualmente é uma instituição de pesquisa, educação e assessoria reconhecida internacionalmente. “Quando os trabalhadores ganham, todos ganham. A história, as lutas e o trabalho do Dieese ajudam nas conquistas da classe”, declarou o deputado Dresch.

Dentre os vários marcos, são citados como mais relevantes o índice de 1973 (que desmascarou a inflação divulgada durante o período da Ditadura e teve ampla repercussão), o nascimento da faculdade do Dieese e o piso salarial estadual (só cinco estados brasileiros têm, incluindo SC). O economista José Álvaro Cardoso considerou o evento, “extremamente positivo. Quem financia o Dieese são os sindicatos de trabalhadores. Foi interessante que reunimos todos os segmentos”.

*Fotos: Ana Carolina Peplau Madeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.