Durante o final de semana, o pretenso jornalista Cacau Menezes publicou em sua coluna no Jornal Diário Catarinense uma nota grosseiramente falsa (http://migre.me/vSVot) com a intenção criar desconfiança quanto às contas e ao patrimônio do Sintrasem. Sem procurar o sindicato para dar sua versão dos fatos e sem qualquer embasamento, a publicação tem um claro caráter partidário. É lamentável a divulgação de informações errôneas, plantadas para causar boatos e atrapalhar a mobilização dos servidores públicos municipais que sofrem agora com um brutal ataque do prefeito Gean Loureiro (PMDB).
As contas do sindicato nunca foram segredo para ninguém. O Sintrasem possui um conselho fiscal eleito pelos trabalhadores, realiza assembleias anuais de prestação de contas e publica regularmente os balanços contábeis nos informativos distribuídos para a categoria. Além disso, todo o filiado do sindicato tem direito de acessar de forma pormenorizada as informações patrimoniais da entidade.
As únicas fontes de custeio do sindicato são as contribuições voluntárias dos seus filiados. O SINTRASEM não recebe dinheiro de governos e devolve à categoria todo o montante que recebe como imposto sindical. Ainda, a intermediação de convênios não gera nenhuma vantagem econômica para o sindicato.
No ano de 2016, o Sintrasem recebeu como contribuições de seus filiados R$ 2.186.723,23, um orçamento mensal de aproximadamente $180.000,00. Essa arrecadação foi aplicada, como sempre é, na mobilização legítima da categoria na defesa dos seus direitos, obrigação de toda entidade classista. Gostaríamos muito de termos arrecadado os anunciados quatro milhões de reais pelo “jornalista” Cacau Menezes, porque então teríamos ainda mais meios de enfrentar o pacote de maldades do governo municipal.
O surgimento dessas inverdades agora não é coincidência: a notícia publicada pelo Diário Catarinense é mentirosa e tem claro objetivo de desacreditar o sindicato nesse momento de forte enfrentamento contras as medidas de austeridade do governo Gean Loureiro. O Sintrasem trava uma dura batalha contra o prefeito e seus aliados na Câmara Municipal e entre os ricos empresários, interessados apenas nos lucros, sem se preocupar com servidores e a população.
O sindicato Sintrasem repudia a atitude desonesta do jornal e de Cacau Menezes e exige a imediata retratação, como também demanda direito de resposta nos meios em que a matéria foi publicada. O Sintrasem reforça a posição transparente e firme na defesa dos trabalhadores e informa que está aberto para dúvidas e esclarecimentos – sejam da categoria, população ou jornalistas – durante toda a semana, no telefone (48) 3223-4149.
—
Fonte: Sintrasem.