A Via Campesina comemora neste 17 de abril de 2020 o Dia Internacional das Lutas Camponesas, em um contexto que mostra mais uma vez o papel histórico do campesinato nas sociedades e sua tarefa fundamental de alimentar o povo, mesmo em cenários de guerra, fascismo, autoritarismo e pandemia.
Com a propagação do COVID-19 a vida da classe trabalhadora está se tornando ainda mais precária, e suas consequências econômicas serão sem dúvida alarmantes para as trabalhadoras e os trabalhadores de todo o mundo, incluindo o campesinato.
Portanto, os povos do mundo precisam de alianças estratégicas entre os setores mais vulneráveis das sociedades, entre pequenos produtores e consumidores de alimentos, promovendo o comércio justo e uma alimentação saudável.
Faremos neste 17, como fizemos há 24 anos, em Eldorado dos Carajás: nós camponeses, indígenas, pastores, pescadores, trabalhadores agrícolas, migrantes, oprimidos racialmente e povos organizados com uma só voz de resistência manteremos viva a nossa longa história de luta contra a impunidade.