Bom domingo!
O céu está se abrindo em Florianópolis e faz calor. Iniciamos a Retrospectiva do mês de março de 2017 que teve como grande marco o histórico 8M.
Vamos adiante repassando um ano difícil. Para que ainda não assistiu, vai de novo um resumo geral do ano, depois vamos direto a março.
No dia 1º de março, em Tegucigalpa, capital de Honduras, iniciaram-se as mobilizações dos estudantes universitários exigindo a democratização da Universidade Nacional de Honduras. No dia seguinte, o protesto subiu de tom frente à truculência da reitora, Julieta Castellanos.
Ronnie Huete Salgado estava aí e informava ao vivo.
Na primeira semana de março de 2017, as mulheres camponesas se preparavam para o 8M e iniciavam uma luta que se alastrou pelo ano todo, até os dias atuais: A Luta contra a Reforma da Previdência.
Cláudia Weinman e Júlia Saggioratto preparavam uma série de vídeos com diversas mensagens. Esta é uma delas:
Há três semanas que houve eleições em Honduras, no entanto, num clima de extrema tensão, ainda as autoridades eleitorais não reconhecem um vencedor entre o direitista Juan Orlando Hernández e Salvador Nasralla, da coalizão progressista.
Em março o ambiente já era tenso no dia da eleição dos candidatos em cada partido e coligação. Ronnie Huete Salgado enviava estas imagens e declarações.
Em março Desacato e a Cooperativa Comunicacional Sul estrearam o projeto audiovisual Mulheres da Pátria Grande. Foi idealizado por Tali Feld Gleiser, que também produziu e apresentou o primeiro episódio.
O apitaço do dia 8 de Março se fez sentir em diversas partes do mundo, também em Florianópolis. Lembre!
No 8M Desacato teve colaboradores em várias cidades brasileiras e em várias regiões do mundo. O momento mais emocionante o vivemos em Florianópolis quando as mulheres decidiram expressar sua posição perante o Golpe de Estado e o governo ilegítimo de Michel Temer.
Inesquecível!
Luca Gebara resumiu para Desacato em um documento audiovisual a grande vitória das mulheres de Florianópolis que fizeram um 8M para nunca esquecer.
As produções de março concluíram com a cobertura de mais uma manifestação contra a Reforma da Previdência que ainda não conseguiu impor o governo ilegítimo de Michel Temer.
Com as imagens produzidas ao vivo no Largo da Alfândega em Florianópolis, concluímos esta resenha de alguns dos fatos que chamaram a atenção da produção jornalística do Portal Desacato.
Agradecemos as mais 300 mil visualizações que acompanharam nossa tarefa nesse mês de intenso trabalho.
Obrigado pela companhia e até o próximo domingo, 24 de dezembro de 2017.
#DesacatoEsteveAí