Bom domingo para todas e todos!
Iniciamos a retrospectiva breve das produções e realizações do Portal Desacato no último trimestre de 2017.
Acompanhemos durante a edição que resenha os fatos nos que Desacato esteve presente.
Mais um capítulo importante para compreender a realidade dos povos originários apresentou Cris Tupan em novo capítulo de “Questão Indígena”. Se não assistiu em outubro, pode assistir agora:
Em outubro, seguindo com a temática dirigida aos povos originários do nosso Portal, o programa Vida em Resistência, produzido e realizado em parceria com o Conselho Indigenista Missionário, CIMI/Região Sul, visitava a terra indígena, Rio dos Índios, com produção e apresentação de Julia Saggioratto.
Ainda em outubro, e no Extremo Oeste, os pequenos produtores de leite da região, que é a quinta bacia leiteira do mundo, protestaram pela situação econômica que afeta eles e os consumidores. Para demonstrar a insatisfação derramaram leite na escadaria do Banco do Brasil.
Avançava outubro, e Claudia Weinman com Julia Saggioratto e Paulo Fortes cobriram, durante todo um fim de semana, na XIII Assembleia Estadual das Mulheres Camponesas – MMC. Aqui uma das entrevistadas:
No último dia de outubro, a Câmara de Vereadores debateu a possível isenção de IPTU para as escolas privadas de educação. Lá esteve o sindicato dos trabalhadores municipais, Sintrasem. Houve vaias, apupos e protestos à tentativa de isentar essas instituições em detrimento do investimento em educação pública. Caroline Dall ‘Agnol e Jana Machado informaram ao vivo durante a sessão.
Outubro terminou com o Dia Internacional do Saci Pereré que a Revista Pobres & Nojentas festeja há muitos anos na esquina democrática de Florianópolis. Jana Machado resumiu assim a festa popular:
No começo de novembro, no município de Anchieta, no Extremo Oeste Catarinense, aconteceu um seminário para debater a qualidade da alimentação que se leva aos lares. “Comida de Verdade no Campo e na Cidade” foi o mote. O Prefeito de Anchieta, Ivan José Canci, falava com Claudia Weinman sobre a importância do encontro.
Em novembro aconteceu a II Virada Antirracista na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Lá esteve Jana Machado que fez este resumo:
No dia 16 de novembro, Desacato estreava o JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Extremo Oeste. Motivo de orgulho e muito esforço da equipe oestina dirigida por Claudia Weiman, sob a direção geral do jornal de Caroline Dall ‘Agnol.
No dia 28 de novembro, aniversário da morte do vereador Marcelino Chiarello, a barbárie policial ficou de manifesto no despejo de 200 famílias no acampamento do MST que leva seu nome. Com dezenas de crianças, com animais enterrados vivos, com dezenas de idosos despejados, assim foi esse ato de enorme covardia. Impossível esquecer essa demonstração de terror e ódio de classe do estado catarinense.
No dia 5 de dezembro a Manifestação contra a Reforma da Previdência mexeu com os trabalhadores e trabalhadoras de Florianópolis.
Em dezembro os trabalhadores e trabalhadoras do SAMU foram às ruas para manifestar seu protesto contra o destrato do estado catarinense com a saúde da população. A demonstração surpreendeu os pedestres que se dirigiam ao Terminal Integrado do Centro – TICEN. Desacato esteve aí.
Concluímos a Retrospectiva de 2017, na qual relembramos uma muito pequena quantidade de eventos e notícias que tiveram Desacato no lugar do acontecimento.
Mostramos os que invisibilizaram os meios de comunicação das elites.
Trabalhamos muito, sem quase equipamento, com esforço e com criatividade.
Não ficamos satisfeitos, sabemos que precisamos estar em mais lugares, mais pessoas e organizações necessitam nossa presença. Mas, fizemos bem mais do que podíamos produzindo milhares de entradas ao vivo e gravadas, lutando palmo a palmo com as dificuldades.
Agradecemos sua companhia e voltamos no próximo domingo com a habitual Retrospectiva Semanal. De novo Desacato estará aí!
Fechamos nossa tarefa lembrando a vídeo que recordou a luta dos estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina, produzido por eles próprios e editado por Jana Machado.
Até o próximo domingo!