Por Larissa Calixto.
Uma quadrilha formada por 30 bandidos fortemente armados invadiu uma agência do Banco do Brasil, na madrugada desta terça-feira (1), na cidade de Criciúma, interior de Santa Catarina. A ação transformou a cidade interiorana num caos de proporções cinematográficas. O bando trocou tiros com a polícia, deixando pessoas feridas, ruas de acesso à cidade foram bloqueadas, carros incendiados e explosivos foram espalhados.
O caso gerou comoção entre parlamentares bolsonaristas, que defenderam a ampliação do porte de armas, e oposicionistas, que criticaram a política de segurança do governo Bolsonaro.
Momento em que um banco de #Criciuma é explodido
Eis um retrato da nossa infeliz situação:
??Quadrilha com arsenal de guerra pronto pra
explodir helicóptero
??Polícia Militar com ferramentas limitadas de trabalho
??Cidadão de bem refém de Estatuto do Desarmamento pic.twitter.com/H7AMY9RpjG— Katia Sastre (@KatiaSastre) December 1, 2020
De madrugada, os moradores de Criciúma SC viveram momentos de pânico com a invasão de bandidos fortemente armados que realizaram assaltos, fizeram reféns e feriram pessoas.
Marginais? Empoderados.
Cidadãos? Acuados e impotentes.Vivemos o resultado do estatuto do desarmamento.
— Carol De Toni (@CarolDeToni) December 1, 2020
Grupo armado aterroriza a população de Criciúma em Santa Catarina. A arminha do nefasto presidente não amedronta. Eis a segurança pública que ele prometeu.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) December 1, 2020
Terríveis as cenas em Criciúma. Verdadeira noite de terror. Queremos deixar a nossa solidariedade a quem viveu essa situação. Violência não se combate com bravata, como fazem demagogos do tipo Bolsonaro. Segurança pública se faz com inteligência e investimentos na área social.
— Ivan Valente (@IvanValente) December 1, 2020