Deputado Marquito-SC, entregou relatório com demandas de 13 municípios pelas chuvas

Os números são alarmantes: mais de 2 mil pessoas sofreram diretamente as consequências das chuvas e deslizamentos

Foto: Bruno Collaço/Agência AL

Chuvas e deslizamentos em SC

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Marquito (foto), entrega ao Presidente da Alesc relatório com demandas dos 13 municípios que decretaram situação de emergência

 

Por Gislaine Farinon e Linete Martins.

O deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, entregou ao deputado Mauro de Nadal (MDB), Presidente da Casa, o relatório com as demandas dos 13 municípios que decretaram situação de emergência, devido às recentes chuvas e deslizamentos.<

A elaboração do relatório, em diálogo com as prefeituras dos municípios atingidos, foi uma das decisões da reunião extraordinária realizada pela Comissão, há uma semana, por convocação do deputado Marquito. O ato de entrega aconteceu na tarde desta segunda-feira (28). “Com as necessidades dos municípios, demonstradas no relatório, o Legislativo poderá ajudar na destinação de recursos às áreas mais atingidas”, explica Marquito.

De acordo com o presidente da Comissão, os números são alarmantes: um total de 2 mil pessoas foram atingidas, centenas de residências danificadas, escolas foram fechadas e comunidades inteiras ficaram sem acesso à água e energia elétrica. “Muitos municípios pediram ajuda para a construção dos planos de contingência, pois precisam de equipes preparadas e recursos para prevenção a eventos climáticos e reconstrução”, declarou Marquito.

Municípios que decretaram situação de emergência: Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Palhoça, Governador Celso Ramos, Itapema, São Pedro de Alcântara e Gaspar.

Riscos permanentes

Ambientalista e engenheiro agrônomo, o deputado Marquito tem priorizado as ações do seu mandato para alertar sobre a situação permanente de risco e que os municípios precisam de investimentos e estrutura para o enfrentamento a eventos climáticos extremos.

“Santa Catarina é o terceiro estado mais atingido por desastres naturais, no Brasil, nos últimos 20 anos. A crise climática já é uma realidade, não podemos mais esperar”, diz o deputado. Ele defende que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem unir forças e priorizar políticas administrativas que possam preparar os municípios para esse preocupante cenário.

Marquito fala sobre entrega de relatório da Comissão de Meio Ambiente sobre situação dos municípios atingidos pelas fortes chuvas: https://www.instagram.com/share/BAMfos-f6F

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.