Pensando em outras alternativas para auxiliar os gaúchos, a deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) tem articulado diversas ações e sugestões junto ao governo federal. A indicação mais recente é a antecipação do pagamento de parcelas do benefício previdenciário ou assistencial. Essa medida é para os beneficiários que tenham interesse na antecipação e que vivem nos municípios em situação de calamidade pública. O requerimento foi apresentado nesta terça-feira (14).
“São famílias que perderam suas casas, roupas, móveis e muitas delas perderam familiares e amigos. Muitos continuam distantes ou perderam o contato das famílias. Há famílias também acolhidas em casas de vizinhos”, afirma a deputada.
Ela ressalta que, para ajudar essas famílias, o Ministério da Previdência Social pode antecipar o valor correspondente a uma quantidade de parcelas.
“É uma situação que provoca abalo emocional e social. Somente após o término a água baixar e recuar nós poderemos verificar realmente a dimensão dos prejuízos materiais, além desse impacto emocional que todos estão sentido”, destaca Denise.
Para quem optar pela modalidade de socorro emergencial, a sugestão é que a quantia antecipada seja ressarcida aos cofres públicos em parcelas fixas, descontadas após cessar a fase mais grave da crise e em valor que não afete a qualidade de vida dos beneficiários, sem incidência de juros.