Depois da publicação na Lancet, especialistas já admitem que vacina russa é promissora

Foto: Pexels

Do G1.- Após desconfianças da comunidade internacional, cientistas russos divulgaram os resultados das fases 1 e 2 da sua vacina contra Covid-19. Nos testes preliminares, ela foi considerada segura e eficaz. O estudo foi publicado na revista científica “The Lancet”, uma das mais importantes do mundo, nesta sexta-feira (4).

A médica epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin de Vacinas, avalia que o problema da vacina russa é que a imunização foi aprovada sem os resultados da fase 3. “Teria sido ótimo se tivessem feito da seguinte maneira – publicado esses resultados e passado para a fase 3. Passar para a vacinação em massa sem fase 3 é desastroso”, avalia Garrett. “Se há um efeito adverso que é de 1 em cada 100 pessoas, eles testaram só 76”, lembra.

Ela destaca que, caso fosse essa a incidência de efeitos colaterais graves, muitas pessoas poderiam ser afetadas. “Centenas de milhares, milhões, até bilhões de pessoas podem receber essa vacina. Se aplicar em mil pessoas, são 10 pessoas previamente sadias que vão desenvolver efeito adverso grave”, ressalta Garrett.

Para Natalia Pasternak, microbiologista e presidente do Instituto Questão de Ciência, os resultados são promissores e preliminares. “Eles fizeram uma boa fase 1. Usaram uma estratégia interessante, com dois adenovírus diferentes. Funcionou bem, eles conseguiram uma boa resposta de anticorpos compatível com pessoas que já tiveram a doença. Investigaram também linfócitos T e tiveram uma boa resposta”, explica.

(…)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.