Por Luisa Fragão.
Um grupo de pessoas de Parauapebas, cidade do sudoeste do Pará, distribuiu 94 kits com cloroquina e azitromicina para pacientes com suspeita de covid-19 neste domingo (17). A iniciativa não tem aval da prefeitura, mas contou com participação do delegado civil da região, Gabriel Henrique Costa.
A ação foi denunciada pelo jornalista Leandro Barbosa no Twitter, que também trouxe prints de publicações com assinatura do delegado e que anunciam a distribuição dos medicamentos.
“Ação social amigos contra covid-19. Foram distribuídos 94 kits dos remédios cloroquina e azitromicina, juntamente com máscaras e álcool em gel”, diz a postagem. “Leve sua receita médica”, pede a publicação.
De acordo com o jornalista, a prefeitura de Parauapebas disse que a iniciativa não faz parte de suas ações de combate à covid-19. O Ministério Público Estadual já solicitou informações ao delegado sobre a entrega dos remédios.
A Polícia Civil do Pará também informou que não realiza distribuição de medicamento e ressalta que a Corregedoria da Instituição já instaurou inquérito para apurar o envolvimento de servidores na ação.
O uso da cloroquina contra o coronavírus é uma das principais bandeiras do presidente Jair Bolsonaro neste momento de pandemia. O medicamento, no entanto, ainda não teve sua eficácia comprovada cientificamente.
O Pará já tem 13.864 casos confirmados da doença e mais de 1.239 mortes. A capital do estado, Belém, é uma das poucas cidades do país que aderiu ao isolamento completo.
Confira:
A prefeitura de Parauapebas afirmou que a iniciativa não faz parte das ações de combate ao Covid-19, executadas pelo órgão. O órgão encaminho o ofício do Ministério Público Estadual onde é solicitado ao delegado informações pertinente a entrega dos remédios. pic.twitter.com/rSjMEzP9VI
— Leandro Barbosa (@Barbosa_Leandro) May 17, 2020