Por José Roberto Deschamps.
A reunião do Conselho Universitário da UFSC que trataria do local para instalação do campus do Vale do Itajaí, marcada para a próxima terça-feira (30) foi adiada e está sem data para nova realização. Segundo a assessoria de imprensa da reitoria, ainda faltam informações e dados para que a universidade se reúna para bater o martelo.
São quatro as cidades do Vale que apresentaram propostas para receber o campus: Gaspar, Blumenau, Indaial e Ascurra. A nossa cidade apresentou os prédios da Bunge e da Sulfrabril como opções, porém é de conhecimento público que o lobby é para que o antigo centro administrativo da Bunge receba a universidade. O decreto do prefeito Celso Zuchi (PT) tornando o local de utilidade pública é um passo para isto e um elemento importante na briga com as outras cidades. Em Blumenau, o prefeito Napoleão Bernanrdes (PSDB) também colocou o time na rua e está afinado com a classe empresarial para levar o ensino federal para a cidade. O antigo Celeiro do Vale, as margens da BR-470, é uma das principais opções blumenauenses.
Bunge
O empresário Mário Pera fez observações importantes a cerca do imóvel da Bunge. Utilizando as redes sociais, ele sugere que a cidade de Gaspar utilize o prédio para a Prefeitura caso a UFSC não venha para a cidade. A área poderia ser o novo Centro Cívico, já pensando no desenvolvimento urbano do munícípio e a sede atual do Paço Municipal poderia ser transformando em uma Fundação Cultural de Gaspar.
As observações de Pera são muito interessantes. E já está na hora de Gaspar possuir uma estrutura própria para tratar da Cultura. Até Ilhota tem.
Afinidades
A proposta de Mario Pera, coincidentemente é a mesma que o prefeito Celso Zuchi me confidenciou na semana passada, ou seja, a idéia é bem vista por toda a cidade.
Ideias
O ex-prefeito Adilson Schmitt (PPS/MD) lançou uma série de sugestões sobre o Contorno Sul de Gaspar. Suas observações a cerca do solo na Avenida Francisco Mastella e na ligação do contorno com a região Sul de Blumenau (ver página 9 desta edição) são pertinentes e merecem ser analisadas.
Enrolou
Pela terceira vez, o edital para contratação da empresa que fará o Lote 1 da duplicação da BR-470 foi adiado. Motivo agora? Greve dos servidores do Dnit em todo o país. E o Lote, entre Ilhota e Gaspar, que inclui os viadutos da Ponte do Vale, Ponte Hercílio Deeke e Ponte de Ilhota? Até agora, nada!
Fonte: Adjori.