Debate sobre imigrantes em Santa Catarina

    imigrantes

    O crescente número de imigrantes haitianos e refugiados da Síria que chegam ao nosso país tem chamado atenção de diversos setores da sociedade, que buscam ter uma atuação junto a esta nova realidade. Desde o início de 2014 foi constituído em Florianópolis um Grupo de Apoio aos Imigrantes e Refugiados, composto por diversas organizações da sociedade civil e também do poder público que buscam somar seus esforços para auxiliarem estes nas diversas necessidades apresentadas ao chegarem ao nosso estado, tais como: moradia, documentação, alimentação, domínio da língua portuguesa, escuta dos desafios enfrentados, etc.

    Neste sentido, integrantes do Grupo de Apoio aos Imigrantes e Refugiados em Florianópolis, promovem este evento que tem como principal objetivo sensibilizar e informar a comunidade universitária a respeito da nova configuração de imigrações em Santa Catarina.

    O grupo é composto pelas seguintes entidades: Ação Social Arquidiocesana; Pastoral do Migrante; Coordenação Arquidiocesana de Pastoral; Clínica Intercultural – UFSC; Cáritas Regional SC; Gab. Vereador Lino Peres; Conselho Regional de Psicologia; Serviço de Assessoria Jurídica Universitária Popular – SAJU; Movimento Focolares, Dep. Geociências – UFSC; Observatório das Migrações – UDESC; Coletivo Memória, Verdade e Justiça; e Centro de Referência em Direitos Humanos Estamira Gomes de Sousa – CRDH/Florianópolis.

    Veja abaixo a programação do evento e participe!

    Programação:

    19h – Abertura

    19h20min – Migrações e refúgio

    20h – Impactos psicológicos

    20h20min – Narrativas e trajetórias: os haitianos

    21h – Narrativas e trajetórias: os sírios

    22h- Encerramento

    Ao longo de todo o evento haverá a apresentação da exposição de fotos: “A esperança que nos une”.

    Fonte: Coletivo Catarinense Memória, Justiça e Verdade

    Foto: Ilustração

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.