O grupo Curitiblack, composto por estudantes e servidores do Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove neste sábado, 18 de setembro, das 17h às 19h, o evento Entre Aldeias e Quilombos, um debate sobre comunidades nativas brasileiras e quilombolas. A atividade reunirá pessoas que representam a realidade desses diversificados grupos e terá transmissão pelo Canal do Curitiblack no YouTube.
“Em um contexto ainda fomentado por racismo, intolerâncias, preconceitos e apagamento de nossas raízes e culturas não brancas, faz se necessário o debate e busca por conhecimento nessas áreas. Partimos do princípio de que para cuidar, conservar e lutar por uma causa, precisamos conhecer e reconhecer essas pessoas e histórias não contadas ou forçadamente anuladas. Observa-se um aumento da marginalização dessas comunidades, impulsionadas por lideranças políticas, resultando na deterioração de um cenário, já nada favorável”, informa o resumo elaborado pelos organizadores. A proposta é evidenciar direitos, histórias e lutas diárias vividas. Participam do encontro Sônia Barbosa (Ara Mirim), Josimarcos Pankará, María Aparecida Machado Batista, Maurilio Machado e Mercedes Machado.
Curitiblack
O grupo Curitiblack tem como objetivo discutir a influência do racismo institucional na persistente ausência de pessoas pretas em diversos cargos e locais. Nesse sentido, busca refletir sobre a consequência da falta de representatividade que impede brasileiros, em sua maioria pessoas negras, de ocupar lugares de poder e conhecimento, como as Instituições de Ensino Superior, seja como alunos ou docentes.