Em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, as unidades do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná e Santa Catarina realizam a roda de conversa “De igual pra igual: luta, inclusão e conquistas” com familiares cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência intelectual ou síndromes raras. O bate-papo será realizado no dia 28 de setembro, das 15h às 17h, e transmitido pelo canal do Programa Bem Viver no Youtube.
A roda conversa será mediada pela procuradora da República do MPF em Santa Catariana Danielle Cardoso Escobar e terá a participação da diretora da ONG Autonomia, Andrea Monteiro, e dos servidores do MPF no Paraná – Alessandro Ferreira Sato e Jaime Ricardo Wanner – e do MPF em Santa Catarina – Emanuelle Tillmann Biz Meirelles e Cleverson Martins.
Com a proposta de ser um momento de muita troca de informações e acolhimento, os participantes dividirão com o público um pouco de suas experiências, dificuldades, vitórias e desafios no dia a dia de quem cuida de crianças e adolescentes com deficiências ou doenças raras. Por meio desse espaço de diálogo com seus diversos públicos, o MPF busca formas de refletir sobre sua atuação na temática e agir, tornando-se uma instituição cada vez mais inclusiva. Ao longo do bate-papo alguns vídeos gravados pelos servidores serão exibidos.
O evento é aberto ao público interno e externo do MPF, sem necessidade de inscrição. Ao longo da conversa, haverá oportunidade de encaminhar observações e perguntas pelo chat. Será disponibilizado um link com lista de presença; assiná-la é condição necessária para a emissão de certificados (no caso de servidores do MPF, válidos para adicional de qualificação).
De igual pra igual: luta, inclusão e conquistas é mais uma atividade promovida, este ano e de forma conjunta, pelas áreas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do MPF no Paraná e Santa Catarina.
ONG Autonomia – Ativa desde 2009 em Florianópolis (SC), a instituição trabalha no acolhimento e empoderamento de famílias autistas, e também pessoas com deficiência. Tem como missão fortalecer todos os membros das famílias de pessoas com deficiência, em especial autistas, visando a independência e autonomia individual.
Atualmente a organização realiza atividades semanais com uma média de 250 pessoas – dentre elas jovens, adultos, idosos e famílias – de forma gratuita em espaços públicos da cidade ou locais cedidos por pessoas ou empresas parceiras da ONG.
Saiba mais sobre o trabalho da ONG Autonomia
Confira o canal do Programa Bem Viver
Serviço:
O quê: De igual pra igual: luta, inclusão e conquistas”
Quando: 28 de setembro, das 15h às 17h
Onde: Pelo canal do Programa Bem Viver no Youtube
#ParaTodosVerem: Na imagem acima está um balão grande, com braços em sua volta, representando a conversa acessível e acolhedora. Ao lado está o título do evento “De Igual para Igual: Luta, inclusão e conquistas”, junto do ícone “Bate-papo” e abaixo desenhos de crianças e adultos, ambos representados com e sem deficiências.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466, 2107-2480 e 2107-2474
E-mail: [email protected]
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC