O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), gravou um vídeo para o canal CNN Brasil, nesta quinta-feira (2), em que afirma estar curado do coronavírus.
O senador foi diagnosticado com a doença no dia 18 de março e, com dificuldade respiratória, chegou a ficar internado um dia em um hospital particular de Brasília. Rapidamente, no entanto, ele recebeu alta e passou a se tratar em casa, de quarentena.
Durante este período, Alcolumbre seguiu trabalhando virtualmente nas sessões do Senado e agora, curado, diz que está pronto para voltar ao trabalho.
No vídeo, o senador informou que seguiu as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o isolamento social e defendeu as medidas adotadas por prefeitos e governadores neste sentido.
“Outra coisa importante é lembrarmos que decisões de governos de ficarmos em isolamento social são fundamentais para contermos o avanço [do coronavírus]. O Parlamento estará sempre aberto ao diálogo, conciliação, porque só juntos poderemos passar essa crise”, disse.
A defesa de Alcolumbre do isolamento social vem em meio a uma briga entre o presidente Jair Bolsonaro e governadores, principalmente os do Nordeste e João Doria (PSDB), de São Paulo, e Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro. Enquanto o capitão da reserva defende a reabertura do comércio e a “volta à normalidade”, fazendo o isolamento apenas dos grupos de risco, prefeitos e governadores têm encampado políticas restritivas, seguindo as recomendações de especialistas para a contenção da disseminação da Covid-19.