O Curta o Parque, evento que acontece desde 2020 no Parque da Luz, terá pela primeira vez roda de choro na programação, com o projeto Choro Xadrez, já conhecido e queridinho dos amantes do choro e do samba na cidade. Na agenda tem também teatro com a Cia A Vida é uma Arte, exposição do artista Gabriel Tissier e Walking Tour com o Guia Manezinho, além de yoga, slackline e oficinas artísticas. Tudo gratuito, a partir das 14h. Em caso de chuva, o evento será transferido.
Na roda do Choro Xadrez, estarão os musicistas Álvaro Fausane – violão 7 cordas, Fernando Girardi – cavaco, Pedro da Costa – flauta transversal, Adrian di Costa – sax tenor, Carlos Schimidt – trombone, Derek Bellardi – pandeiro e Guilherme Ledoux – bateria. O grupo irá interpretar obras de grandes mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Chiquinha Gonzaga, de forma descontraída e inclusiva, com aquela boa malandragem que a música brasileira pede. Os arranjos são em sua maioria abertos ao improviso, porém sem perder a “forma”, que é um aspecto muito característico do choro.
“O samba é sempre bem vindo em nossa roda e em menor medida o forró também. O Xadrez também soma nesse universo musical com composições próprias, que estão no disco autoral Choro Xadrez recém-lançado”, conta Álvaro Fausane, idealizador do projeto.
A apresentação do Choro Xadrez começa às 16h.
Teatro, exposição de arte e tour pelo parque
A companhia de teatro A Vida é uma Arte apresentará “A Grande Invenção” às 15h10. O espetáculo com Gabriela Leite e Júlio Maestri tem classificação livre e conta a história de uma bactéria do bem, o pequeno João, que vive na terra preta fazendo o que mais gosta: comer cascas de frutas e verduras para transformar em adubo para as plantas. Acontece que de uma hora para outra, as cascas desaparecem. Junto a Dona Dorotéia, a Minhoca e a toda plateia, João vai embarcar numa super aventura para conhecer um universo que jamais pensou conhecer e criar A Grande Invenção.
O tradicional tour pelo parque e entorno está na programação desta edição também. Às 15h, Rodrigo Stüpp, o Guia Manezinho, inicia Walking Tour, uma boa pedida para quem quer conhecer a história da área verde situada na cabeceira da ponte Hercílio Luz e coração da cidade.
No Espaço Cultural Amigos do Parque, casa anexa ao parque, o público poderá visitar a exposição “Entre o rio e o mar há vida no manguezal”, do artista Gabriel Tissier, a primeira exposição selecionada por meio do Edital ECAP/2023, realizado pela Associação dos Amigos do Parque da Luz, Desterro Cultural, Floram, Curta O Parque e Studio de Ideias Produtora Cultural.
Está na programação também, yoga, slackline e oficinas artísticas.
Apoio cultural
Os apoiadores culturais do evento, que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade, prepararam ações para esse Curta o Parque.
A Dimas Construções é uma delas. A construtora, além de assinar o apoio cultural, estará à frente de atividades como a distribuição de brindes, entre eles balões, viseiras, bonés, repelentes e espreguiçadeiras.
O Curta o Parque é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Florianópolis, patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e conta com apoio cultural do Castelmar Hotel e Dimas Construções. Tem apoio da Vinil Filmes. A realização é da Associação dos Amigos do Parque da Luz e da Produtora Cultural Studio de Ideias.
Serviço
Curta o Parque
27/08, a partir das 14h
Local: Parque da Luz
Gratuito
Em caso de chuva, o evento será transferido.
Atrações
A partir das 14h
Exposição “Entre o Rio e o Mar Há Vida no Manguezal” do artista Gabriel Tissier
Yoga
Slackline
15h Walking Tour com Guia Manezinho
15h10 A Grande Invenção, com a cia A Vida é uma Arte
16h Choro Xadrez
Saiba mais em
https://www.instagram.com/