Curso livre de fotografia Time Lapse acontece em Florianópolis

    Mais do que um curso para profissionais e entusiastas sobre uma técnica de fotografia muito usada atualmente, a oficina trata do uso narrativo desse tipo de imagem em produções audiovisuais, além de promover uma experiência única, com trilhas, piscinas naturais, comida orgânica, observação de estrelas e convívio coletivo numa área preservada. Cada aluno terá a oportunidade de criar uma narrativa cinematográfica composta de cenas em Time Lapse.

     

    Como é

    • As primeiras 04 horas aula serão on line, de modo que o aluno possa acompanhar de sua casa, uma semana antes do curso presencial
    • Oficina presencial será de sexta à tarde à domingo à tarde, com 16 horas aulas e acompanhamento por chat até dezembro de 2019, de modo que o aluno possa fazer perguntas ao professor, que as responderá uma vez por semana

    Resumo do Programa

    • Background da técnica e uso narrativo na cinematografia
    • Problemas técnicos comuns na fotografia Time-Lapse
    • Preparação da cena e configurações de câmera
    • Exercícios práticos de captação
    • Workflow de pós-produção.

    Currículo do professor

    Hans Denis é diretor de fotografia natural de Florianópolis. Trabalha com fotografia Time Lapse há 8 anos desenvolvendo imagens para publicidade e cinema. É proprietário da empresa ‘Flow Images’ que fornece serviços especializados de captação e venda de imagens (www.flowimagens.com.br)

    Currículo do coordenador

    Chico Faganello é formado em Comunicação e Doutor em Literatura (UFSC). Estudou História do Cinema na Itália e direção de filmes nos Estados Unidos. Foi professor dos cursos de cinema da Unisul, UFSC e Unochapecó e também lecionou no Cesusc. É coordenador técnico da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Escreve, produz e dirige séries e filmes, e compartilha conhecimento através da produtora Filmes Que Voam.

    O local

    A oficina será realizada no entorno da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Rio da Prata Bugiu, localizada no município de Anitápolis (SC). A reserva foi a primeira criada em Santa Catarina com averbação do governo do Estado, em 2011, numa área a cerca de 1000 metros de altitude, onde a Mata Atlântica começa a se misturar com a Floresta Ombrófila Mista. A floresta nativa vem se regenerando e também aumenta a presença de animais selvagens.

    Equipamento Necessário

    Câmera DSLR profissional ou Semi-profissional, tripé, disparador e temporizador, smartphone para aplicativos de observação do céu. Atenção – na primeira aula on line serão dados todos os esclarecimentos sobre aplicativos e outros equipamentos.

    Equipamento Recomendado

    • HD externo
    • Disparador-temporizador (item muito útil que pode ser encontrado a cerca de R$ 100,00 no Mercado Livre)
    • Proteção do equipamento: parasol, capas e aquecedores de lente são recomendados
    • Lanterna de baixa potência (o uso de lanternas será administrado pelo professor para evitar interferência nos exercícios)
    • Mochila leve para transporte de equipamento
    • Notebook com LRTimelapse (Demo), StarStax (Freeware), Stellarium (Freeware), Adobe Photoshop, Adobe Lightroom e Adobe After Effects instalados.

    Equipamento pessoal

    • Toalhas de banho e rosto
    • Necessaire com produtos de uso pessoal
    • Botas impermeáveis e não escorreguem em nenhum terreno
    • Casaco, blusa, touca ou boné para se proteger do frio
    • Garrafa de água ou cantil
    • Calçados leves para uso dentro de casa
    • Guarda sol de fácil instalação
    • Recomenda-se também roupa quente para dormir e meias sobressalentes
    Data do curso
    •  27, 28 e 29 de setembro (de sexta de tarde até domingo de tarde)

    As datas foram escolhidas em base à previsão do tempo, que indica condições possíveis mas sem precisão, e por isso podem ocorrer mudanças. Em caso de mau tempo as atividades do curso estarão mantidas, porém em ambiente interno com ênfase nas técnicas de hyper-lapse, stop motion + pixalation.

    Sobre a Hospedagem e Alimentação

    Os alunos chegarão na sede da RPPN na sexta-feira à tarde no máximo até 16h. Depois das boas vindas com chás, sucos e petiscos, guardarão equipamentos e bagagem para conhecer o ambiente, já se preparando para a primeira aula e os exercícios noturnos, que acontecerão depois do jantar.

    A comida de todas as refeições será caseira, preparada, em sua maior parte, com ingredientes orgânicos, cultivados no local e que respeitam o calendário biodinâmico. Evitamos produtos industrializados, mas isso não quer dizer que seremos ortodoxos: onívoros terão carnes de frango, boi e porco, todas originárias da região. No formulário de inscrição é possível marcar preferências – sempre que possível, procuramos atender vegetarianos, veganos e outros (como celíacos e diabéticos) que exigem escolhas e atenção particular – mas não cozinhamos pratos individualizados. Não servimos bebidas alcoólicas nem refrigerantes, apenas chás, café, sucos variados e leite.

    Caso você não sobreviva sem aquele chocolate ou biscoito favorito, traga na bagagem e depois leve a embalagem.

    TODOS os alunos dormirão num espaço amplo, em camas confortáveis. Não existem quartos individuais. Se preferir, você pode levar a sua própria barraca porque existe lugar para ela próximo da casa. Os horários devem ser respeitados rigorosamente. Acompanhantes em barracas são bem vindos, podem aproveitar as refeições e tem desconto de 30% , mas não podem participar das dinâmicas do curso para não interferir nas atividades.

    A casa tem dois banheiros bem equipados.

    É permitido fumar fora de casa, mas é severamente proibido o abandono de bitucas, cuja guarda e descarte são de responsabilidade do fumante.

    Valor

    R$ 1.530,00

    pagos no cartão de crédito em até 3 vezes.

    Saiba mais: https://www.filmesquevoam.com.br/curso-livre-de-fotografia-time-lapse/.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.