Tocar um instrumento musical requer muito estudo, mas você já imaginou se além de tocar você pudesse construir seu próprio instrumento? E, se além disso, a matéria prima for sustentável, barata e de fácil acesso, como o bambu, por exemplo? Esse é o foco do “Curiosidades Musicais” desenvolvido pela dupla de multi instrumentistas Talita Falcão e Edu Figueiró, um projeto que traz como objetivo a difusão, o fomento das artes musicais e a democratização de acesso ao estudo musical.
Premiado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, o projeto acontecerá de maneira online, totalmente gratuito, para pessoas do Brasil e do exterior, sem idade mínima ou máxima para participação. Podem inscrever-se artistas, músicos, artesãos, estudantes da área ou qualquer pessoa que tenha interesse no tema, sem conhecimento prévio e sem a necessidade de já saber tocar um instrumento.
“Nós acreditamos muito na transformação das pessoas e das comunidades a partir do seu contato com a arte e, neste caso, especificamente com a música. Mas nós sabemos também sobre a dificuldade de acesso à instrumentos musicais que, na maioria das vezes, custa caro e não cabe no orçamento das famílias. Esse projeto une essas duas questões, ensinando a fazer um instrumento musical com uma matéria prima renovável e fácil de ser encontrada na região, ao mesmo tempo que dá a oportunidade para que as pessoas iniciem o estudo a partir do instrumento que construíram”, explica a artista Talita Falcão, uma das idealizadoras do projeto.
As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, 30/09, exclusivamente pelo link https://forms.gle/
Para Edu Figueiró, artista e também idealizador do projeto, é muito importante que esse acesso aconteça. “A partir do momento que nós oportunizamos, de maneira gratuita, que as pessoas tenham conheçam, pratiquem, possam estudar, construir conhecimento, ter seu próprio instrumento, estamos incentivando a prática de um direito da comunidade, que é o acesso a arte e às ações culturais”.
As aulas iniciam na próxima sexta, 01/10, não perca o prazo de inscrição.
Acompanhe pelas redes sociais https://www.instagram.com/
Fotos: Divulgação/ Curió