Do Kurdish Question.- A Assembleia de Mulheres do cantão de Kobane estabeleceram recentemente as Leis das Mulheres. O casamento infantil, o casamento arranjado e simultâneo de mais de uma criança entre as famílias (berdel) e a poligamia foram banidos.
De acordo com o relatório de Zêrîn Kurtay e Rabîa Eto para a JINHA, as leis no cantão de Kobane em Rojava (Curdistão Ocidental do Norte da Síria) serão difundidas com a educação e através das assembleias de bairros.
Emine Bekir da administração do cantão disse que eles continuarão a construir a sociedade autônoma e democrática baseada no princípio das leis das mulheres. Ruken Ehmet, também da administração do cantão disse: “Nós precisamos dar mais educação para as leis serem bem compreendidas”. É somente através da educação que nós podemos mudar uma sociedade criada com 5000 anos de dominação masculina e mentalidade patriarcal. A migração devido a guerra afetou nosso trabalho. Mas isso não significa que nosso trabalho vai parar. De acordo com as decisões que nós tomamos nós vamos continuar a educação em todos os setores da sociedade. Através das assembleias de bairros nós vamos conseguir chegar em cada pessoa. As assembleias de bairro precisam resolver as questões das mulheres. As mulheres e as pessoas eleitas em todas as administrações, devem ser persistentes e participar ativamente neste trabalho.
Tradução: Comitê de Solidariedade a Resistência Popular Curda – RJ.
Fonte: Resistência Curda.