Cúpula do Clima: estratégia de Bolsonaro de exigir compensação pela Amazônia é vista como chantagem

Foto: José Cruz/Agência Brasil.

Da Coluna de Jamil Chade no UOL:

Diplomatas e negociadores internacionais alertam que o Brasil apenas recuperará sua credibilidade internacional e passará a ser considerado como um “parceiro confiável” quando der demonstrações reais e concretas de que está agindo para frear o desmatamento na Amazônia.

Mas a estratégia do Planalto de exigir uma compensação em troca de promover uma reviravolta na política ambiental é vista nos corredores da diplomacia estrangeira como uma “chantagem” que não será bem recebida.

Nesta quinta-feira, a Cúpula do Clima convocada por Joe Biden colocará a floresta no centro do debate internacional e, para experientes negociadores, poderá ser um “momento decisivo” para a política externa nacional. “O que está em jogo é a posição do Brasil no mundo”, admite um embaixador brasileiro e que por anos acompanhou cada uma das reuniões sobre questões ambientais.

Interlocutores explicaram à coluna que a expectativa internacional é de que Bolsonaro faça um discurso no qual ele não apenas se comprometa com a questão climática, mas também explique o que vai fazer de concreto para atingir as metas estipuladas.

(…)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.