A Central de Trabalhadores de Cuba e seus sindicatos nacionais convocam todo o nosso povo para uma jornada massiva de mobilização para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador, presidido pelo lema Cuba vive e trabalha, expressão da firme e incondicional decisão de continuar consolidando nosso modelo econômico-social de desenvolvimento socialista.
Vamos comemorar este 1º de Maio imersos na luta pela eficiência econômica, promovendo a produção e diversificação de bens e serviços, fruto da recuperação dos níveis de atividade das nossas indústrias, juntamente com a articulação com os novos atores da economia. Isso ajudará a reduzir a inflação e recuperar o poder de compra dos salários e pensões.
A festa do proletariado mundial terá como palco renovado os desfiles combativos, concentrações e atos em praças e cidades de toda Cuba. Em cada um deles exigiremos o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro intensificado e genocida imposto a Cuba pelo governo dos Estados Unidos, que constitui o principal obstáculo ao desenvolvimento do país e uma flagrante violação dos direitos humanos. Ao mesmo tempo, reafirmaremos a decisão de defender a Pátria como a maior honra e dever supremo de todo cubano.
Compatriotas:
Esta celebração será caracterizada pela participação de grupos trabalhistas em apoio à produção de alimentos, a colheita do açúcar, programas de investimento e transformação em bairros e comunidades. Será um cenário de patriotismo, alegria e reconhecimento individual e coletivo de experiências de ponta.
Demonstraremos nossa gratidão sem limites aos trabalhadores da Saúde Pública e da Ciência por sua contribuição para preservar a vida de nossos compatriotas diante da pandemia da COVID-19.
Destacaremos o exemplo e os ensinamentos de Lázaro Peña González, Jesús Menéndez Larrondo, José María Pérez, Alfredo López e outros líderes trabalhistas que identificam nossos sindicatos. São símbolos que representam os altos valores do trabalhador cubano.
Levantaremos as bandeiras de solidariedade com o movimento sindical internacional e os trabalhadores do mundo que sofrem o impacto da crise do sistema capitalista, das políticas neoliberais e seus efeitos negativos sobre o crescimento do desemprego e a perda de seus benefícios sociais.
Trabalhadores:
Este 1ºde maio daremos uma mais forte demonstração da unidade indestrutível de nosso povo heróico e seu apoio ao imenso trabalho de equidade e justiça da Revolução. Confirmaremos o compromisso assumido pelos trabalhadores cubanos com sua defesa e aperfeiçoamento, demonstrando ao mundo, mais uma vez, nossa capacidade de luta e firme convicção de que sempre alcançaremos a vitória.
Viva o Dia Internacional do Trabalhador!
Vivam Fidel e Raúl!
Até à vitória, sempre!