No segundo dia de manifestações contra o plano de reestruturação em curso no BB, a Diretoria do SEEB Floripa realizou atividades de paralisação nas agências afetadas na região de Coqueiros em Florianópolis, Barreiros em São José e no Centro de Biguaçu.
Na mesma estratégia do dia anterior, com distribuição de material de orientação para os clientes e funcionários, o objetivo da atividade foi de esclarecimento sobre as consequências do fechamento de agências e do enxugamento do quadro de pessoal para o atendimento da população, bem como a recolocação dos colegas comissionados que serão afetados.
Há a preocupação de que os problemas terão maior impacto no estado de Santa Catarina devido à falta de oportunidades de concorrência para muitos postos de trabalho que serão extintos. Questões não esclarecidas como a lateralidade dos Assistentes de oito horas, dos Engenheiros, dos Gerentes de Serviços, dentre outros, têm deixado os bancários insatisfeitos e inseguros com relação ao futuro. O cenário poderá ser melhorado a partir do dia 09/12 quando encerra-se o período de adesão ao PEAI e a divulgação do mapa de oportunidades para a concorrência nos GF.
Amanhã haverá nova reunião entre o Banco e a CE do BB. Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, esclarece o que se busca na luta dos representantes dos trabalhadores contra o processo de reestruturação: “Estamos tentando minimizar os danos aos funcionários, reivindicando a reversão do fechamento de agências, garantia de praça, manutenção de cargos, de pessoas. A situação nos locais de trabalho é de desespero”. Outra reivindicação é que a Verba de Caráter Pessoal (VCP), que garante a remuneração, seja iniciada depois de 1º de fevereiro e que o prazo seja estendido para mais de 4 meses. Na minuta de reivindicações, o movimento sindical solicita VCP de 12 meses, em caso de reestruturação do banco.
Portanto, será imprescindível o comparecimento dos bancários na plenária que a Direção do SEEB está convocando para o dia 01/12, a partir das 18:00 h no auditório da FECESC.
PARTICIPE! SÓ A LUTA TE GARANTE!
—
Fonte: SEEB Floripa.