Covid-19: dados disponíveis não indicam maior letalidade da variante britânica, diz OMS

Notícia contraria declaração dada pelo premiê do Reino Unido, Boris Johnson, de que evidências sugerem que variante britânica pode ser 30% mais letal

Sinais de alerta para a covid-19 nas ruas de Londres em 23 de dezembro. Foto: Tolga Akmen / AFP

A epidemiologista da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse nesta sexta-feira (22/01) que os dados disponíveis sobre a variante britânica do novo coronavírus não indicam uma maior letalidade em relação à cepa do vírus.

Kerkhove, que é a responsável da OMS por dar respostas à pandemia da covid-19, disse que análises da entidade ainda estão sendo acompanhadas por laboratórios. A notícia contraria declaração dada nesta sexta pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.

O premiê havia anunciado que as primeiras evidências e análises de especialistas sugeriram que a nova variante do coronavírus pode ser mais mortal. Dados da cepa britânica foram avaliados por cientistas do Grupo de Aconselhamento sobre Ameaças de Vírus Respiratórios Novos e Emergentes. De acordo com pesquisa, a nova variante parece ser cerca de 30% mais mortal.

No entanto, todas as evidências ainda permanecem em um estágio preliminar. A análise é feita com base na tendência do número de pessoas que morrem em decorrência das novas e antigas variantes.

Michael Ryan, diretor-executivo da OMS, afirmou que, mesmo com o maior número de mortes no Reino Unido após o surgimento da variante, não é possível ligar tais dados com a letalidade do vírus, alertando que os estudos que a entidade de saúde possui ainda não indicam maior letalidade da mutação britânica.
“Letalidade e mortalidade são coisas diferentes. O que observamos no Reino Unido foi um aumento do número de novos óbitos acompanhando o crescimento dos casos”, disse.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a variante britânica do coronavírus foi detectada em pelo menos 60 países. Conforme levantamento da Universidade Johns Hopkins, o Reino Unido acumula 96.166 mortes e 3.594.145 casos de covid-19 desde o início da pandemia.

(*) Com Ansa.

Leia mais:

Conjuntura nacional em tempos de fúria. Por José Álvaro Cardoso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.